Governo do Amapá realiza Avaliação Diagnóstica de Fluência em Leitura para 12,4 mil alunos da rede pública
Exame é voltado para estudantes do 2º ano do ensino fundamental e visa a coleta de dados para estratégias que auxiliem na alfabetização na idade certa.

O Governo do Amapá iniciou a Avaliação Diagnóstica de Fluência em Leitura dos 12.421 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais. A análise segue até o dia 28 de março, com o objetivo de coletar dados sobre o nível de aprendizado dos estudantes dos anos iniciais, visando a alfabetização na idade certa.
A medida faz parte do programa Criança Alfabetizada, desenvolvido pelo Governo junto aos municípios por meio do regime de colaboração. Ao todo, são aplicados três exames ao longo do ano, que verificam a evolução dos alunos. As informações coletadas são utilizadas no planejamento de aulas e atividades pedagógicas.
A avaliação consiste na realização de exercícios, leitura e interpretação de textos, simulados, entre outras atividades aplicadas por professores das próprias unidades de ensino, por meio de um aplicativo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), instituição ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora.

“O áudio que registra a leitura dos alunos vai ser ouvido por especialistas e retornar através de dados para o Estado. Isso é muito importante para saber realmente o nível que as nossas crianças estão chegando na escola. Através desse resultado, desse diagnóstico, as secretarias organizam suas políticas públicas com a formação de professores”, explica a gerente de Avaliação do Programa Criança Alfabetizada, Renilda Pantoja.
Para a professora Josinéia Barroso, que atua na Escola Estadual Profª Marly Maria e Souza da Silva, no Conjunto Habitacional Macapaba, os testes de fluência do Criança Alfabetizada são essenciais para o acompanhamento especializado dos alunos.

“A aplicação ocorre em todo início de ano letivo, é um teste de entrada que é importante porque temos um diagnóstico de como essas crianças vêm do 1º ano. É importante para que a gente tenha uma ideia de como intervir em cima das dificuldades para que eles melhorem e, na avaliação ao fim do ano, já tenhamos um desempenho melhor”, afirma Josinéia.
Criança Alfabetizada
Instituído no Amapá em 2019, o programa atua na avaliação de estudantes e formação de professores ao longo do ano letivo, com o objetivo de alfabetizar 100% dos alunos amapaenses na idade certa.
A iniciativa utiliza um sistema de incentivos fiscais e financeiros, com reconhecimento e premiação de escolas com melhores resultados e vinculação de 18% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos recursos da educação, garantindo investimento contínuo e direcionado e impulsionando a melhoria dos índices de alfabetização em todo o estado.
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