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Governo do Amapá realiza visita técnica a centrais de atendimento ao cidadão inovadoras em tecnologia e gestão, em São Paulo

Equipe do Super Fácil esteve nas unidades do Descomplica e Poupatempo, como parte do pacote de modernização e restruturação das unidades no Amapá.

Por Alice Valena
22/03/2025 17h31
Reunião entre equipe Super Fácil e parte da equipe Prodesp que gerencia o Poupatempo

O Governo do Amapá esteve nos dias 20 e 21 de março, em São Paulo, para visitar centrais de atendimento inovadoras em tecnologia e gestão. A equipe do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) esteve nas unidades do Descomplica e Poupatempo, como parte do pacote de modernização e restruturação das unidades no estado.

O primeiro dia da agenda institucional foi marcada pela visita ao Descomplica Ipiranga e Santo Amaro, ambas unidades que ficam na Zona Sul de São Paulo e que atendem em média mil pessoas por dia. A Rede Descomplica é de gestão municipal e está diretamente ligada às 33 subprefeituras, além das 5 unidades do Descomplica Móvel.

Equipe Super Fácil, Daniel Annenberg e coordenação do Descomplica Ipiranga

O diferencial é o atendimento mais humanizado: o cidadão, mesmo com o serviço disponível digitalmente, pode ir nas sedes do Descomplica e ser atendido pelos funcionários “lado a lado”, sanando suas dúvidas e resolvendo seus problemas em frente ao computador. 

Muitos ainda tem dificuldade em usar aplicativos e são auxiliados pela equipe da central de atendimento municipal, como pontua o coordenador da Unidade Ipiranga, Vinícius Albert.

“Nossa visão é democratizar o acesso ao setor público, e que todo cidadão tenha inserção na vida digital, por isso essa proximidade literalmente com as pessoas que buscam o atendimento”, frisou Albert.

A unidade de Santo Amaro se destaca pelos serviços ligados ao trabalhador, com quase 700 atendimentos diários.

Capitaneando a equipe Super Fácil, o diretor-geral de Atendimento, Wenderson Leite, observa esses diferenciais, mas destaca também os pontos em comum, como a proximidade com o cidadão e atendimento especial para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e casos relacionados ao trabalhador. 

Diretor-geral de Atendimento, Wenderson Leite (de branco), com o coordenador do Descomplica Ipiranga, Vinicius Alberto

“Ao mesmo tempo que eles nos repassam esse diferencial de atendimento, também falamos sobre nossos serviços que também possuem particularidades, sobretudo por que temos comunidades distantes e que também requerem atendimento especial”, afirmou o diretor-geral.

O gestor pontuou sobre as diversas ações itinerantes que o Super Fácil promove por meio da Coordenaria de Projetos de Especiais (CPE) e também sobre o Programa Super Fácil das Águas, barco que atenderá as comunidades ribeirinhas de difícil acesso no estado. 

No segundo dia de agenda institucional, a equipe de gestão de Super Fácil foi recepcionada pela equipe que gerencia o Poupatempo na Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp). A Prodesp é responsável por tudo que envolve a tecnologia na transformação digital da gestão pública e atendimento ao cidadão.

O Poupatempo possui 245 unidades no estado todo, com 45 milhões de atendimentos anuais. Foi fundado em 1997 e seu principal foco é o atendimento digital, facilitando, encurtando e simplificando o atendimento ao cidadão. Participaram da reunião nomes como presidente da Prodesp, Gileno Barreto, subsecretário do Governo Digital de São Paulo, João rodrigues, gerente de Serviços Digitais, Bruno Baranda, e a coordenadora de Gestão do Programa Poupatempo, Assme Abraão.

Equipe Super Fácil e Prodesp que gerencia o Poupatempo

Na agenda, Daniel Annenberg ciceroneou a comitiva do Super Fácil. Daniel já foi vereador de São Paulo, presidente do Detran, secretário municipal de Inovação e Tecnologia e um dos criadores do Poupatempo. Já ministrou palestras ao Super Fácil e em breve poderá estar na capital Macapá. 

“É sempre um prazer estar com a comitiva do Amapá e pessoas que estão em busca de conhecimento e inovação”, afirmou Annenberg.


Consultor Daniel Annenberg e diretor-geral de Atendimento na Prodesp, Wenderson Leite

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