Governo do Amapá realiza visita técnica a centrais de atendimento ao cidadão inovadoras em tecnologia e gestão, em São Paulo
Equipe do Super Fácil esteve nas unidades do Descomplica e Poupatempo, como parte do pacote de modernização e restruturação das unidades no Amapá.

O Governo do Amapá esteve nos dias 20 e 21 de março, em São Paulo, para visitar centrais de atendimento inovadoras em tecnologia e gestão. A equipe do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) esteve nas unidades do Descomplica e Poupatempo, como parte do pacote de modernização e restruturação das unidades no estado.
O primeiro dia da agenda institucional foi marcada pela visita ao Descomplica Ipiranga e Santo Amaro, ambas unidades que ficam na Zona Sul de São Paulo e que atendem em média mil pessoas por dia. A Rede Descomplica é de gestão municipal e está diretamente ligada às 33 subprefeituras, além das 5 unidades do Descomplica Móvel.

O diferencial é o atendimento mais humanizado: o cidadão, mesmo com o serviço disponível digitalmente, pode ir nas sedes do Descomplica e ser atendido pelos funcionários “lado a lado”, sanando suas dúvidas e resolvendo seus problemas em frente ao computador.
Muitos ainda tem dificuldade em usar aplicativos e são auxiliados pela equipe da central de atendimento municipal, como pontua o coordenador da Unidade Ipiranga, Vinícius Albert.
“Nossa visão é democratizar o acesso ao setor público, e que todo cidadão tenha inserção na vida digital, por isso essa proximidade literalmente com as pessoas que buscam o atendimento”, frisou Albert.
A unidade de Santo Amaro se destaca pelos serviços ligados ao trabalhador, com quase 700 atendimentos diários.
Capitaneando a equipe Super Fácil, o diretor-geral de Atendimento, Wenderson Leite, observa esses diferenciais, mas destaca também os pontos em comum, como a proximidade com o cidadão e atendimento especial para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e casos relacionados ao trabalhador.

“Ao mesmo tempo que eles nos repassam esse diferencial de atendimento, também falamos sobre nossos serviços que também possuem particularidades, sobretudo por que temos comunidades distantes e que também requerem atendimento especial”, afirmou o diretor-geral.
O gestor pontuou sobre as diversas ações itinerantes que o Super Fácil promove por meio da Coordenaria de Projetos de Especiais (CPE) e também sobre o Programa Super Fácil das Águas, barco que atenderá as comunidades ribeirinhas de difícil acesso no estado.
No segundo dia de agenda institucional, a equipe de gestão de Super Fácil foi recepcionada pela equipe que gerencia o Poupatempo na Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp). A Prodesp é responsável por tudo que envolve a tecnologia na transformação digital da gestão pública e atendimento ao cidadão.
O Poupatempo possui 245 unidades no estado todo, com 45 milhões de atendimentos anuais. Foi fundado em 1997 e seu principal foco é o atendimento digital, facilitando, encurtando e simplificando o atendimento ao cidadão. Participaram da reunião nomes como presidente da Prodesp, Gileno Barreto, subsecretário do Governo Digital de São Paulo, João rodrigues, gerente de Serviços Digitais, Bruno Baranda, e a coordenadora de Gestão do Programa Poupatempo, Assme Abraão.

Na agenda, Daniel Annenberg ciceroneou a comitiva do Super Fácil. Daniel já foi vereador de São Paulo, presidente do Detran, secretário municipal de Inovação e Tecnologia e um dos criadores do Poupatempo. Já ministrou palestras ao Super Fácil e em breve poderá estar na capital Macapá.
“É sempre um prazer estar com a comitiva do Amapá e pessoas que estão em busca de conhecimento e inovação”, afirmou Annenberg.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!