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Governo do Amapá realiza visita técnica a centrais de atendimento ao cidadão inovadoras em tecnologia e gestão, em São Paulo

Equipe do Super Fácil esteve nas unidades do Descomplica e Poupatempo, como parte do pacote de modernização e restruturação das unidades no Amapá.

Por Alice Valena
22/03/2025 17h31
Reunião entre equipe Super Fácil e parte da equipe Prodesp que gerencia o Poupatempo
Reunião entre equipe Super Fácil e parte da equipe Prodesp que gerencia o Poupatempo
Foto: Divulgação

O Governo do Amapá esteve nos dias 20 e 21 de março, em São Paulo, para visitar centrais de atendimento inovadoras em tecnologia e gestão. A equipe do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) esteve nas unidades do Descomplica e Poupatempo, como parte do pacote de modernização e restruturação das unidades no estado.

O primeiro dia da agenda institucional foi marcada pela visita ao Descomplica Ipiranga e Santo Amaro, ambas unidades que ficam na Zona Sul de São Paulo e que atendem em média mil pessoas por dia. A Rede Descomplica é de gestão municipal e está diretamente ligada às 33 subprefeituras, além das 5 unidades do Descomplica Móvel.

Equipe Super Fácil, Daniel Annenberg e coordenação do Descomplica Ipiranga
Equipe Super Fácil, Daniel Annenberg e coordenação do Descomplica Ipiranga
Foto: Divulgação

O diferencial é o atendimento mais humanizado: o cidadão, mesmo com o serviço disponível digitalmente, pode ir nas sedes do Descomplica e ser atendido pelos funcionários “lado a lado”, sanando suas dúvidas e resolvendo seus problemas em frente ao computador. 

Muitos ainda tem dificuldade em usar aplicativos e são auxiliados pela equipe da central de atendimento municipal, como pontua o coordenador da Unidade Ipiranga, Vinícius Albert.

“Nossa visão é democratizar o acesso ao setor público, e que todo cidadão tenha inserção na vida digital, por isso essa proximidade literalmente com as pessoas que buscam o atendimento”, frisou Albert.

A unidade de Santo Amaro se destaca pelos serviços ligados ao trabalhador, com quase 700 atendimentos diários.

Capitaneando a equipe Super Fácil, o diretor-geral de Atendimento, Wenderson Leite, observa esses diferenciais, mas destaca também os pontos em comum, como a proximidade com o cidadão e atendimento especial para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e casos relacionados ao trabalhador. 

Diretor-geral de Atendimento, Wenderson Leite (de branco), com o coordenador do Descomplica Ipiranga, Vinicius Alberto
Diretor-geral de Atendimento, Wenderson Leite (de branco), com o coordenador do Descomplica Ipiranga, Vinicius Alberto
Foto: Divulgação

“Ao mesmo tempo que eles nos repassam esse diferencial de atendimento, também falamos sobre nossos serviços que também possuem particularidades, sobretudo por que temos comunidades distantes e que também requerem atendimento especial”, afirmou o diretor-geral.

O gestor pontuou sobre as diversas ações itinerantes que o Super Fácil promove por meio da Coordenaria de Projetos de Especiais (CPE) e também sobre o Programa Super Fácil das Águas, barco que atenderá as comunidades ribeirinhas de difícil acesso no estado. 

No segundo dia de agenda institucional, a equipe de gestão de Super Fácil foi recepcionada pela equipe que gerencia o Poupatempo na Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp). A Prodesp é responsável por tudo que envolve a tecnologia na transformação digital da gestão pública e atendimento ao cidadão.

O Poupatempo possui 245 unidades no estado todo, com 45 milhões de atendimentos anuais. Foi fundado em 1997 e seu principal foco é o atendimento digital, facilitando, encurtando e simplificando o atendimento ao cidadão. Participaram da reunião nomes como presidente da Prodesp, Gileno Barreto, subsecretário do Governo Digital de São Paulo, João Rodrigues, gerente de Serviços Digitais, Bruno Baranda, e a coordenadora de Gestão do Programa Poupatempo, Assme Abraão.

Equipe Super Fácil e Prodesp que gerencia o Poupatempo
Equipe Super Fácil e Prodesp que gerencia o Poupatempo
Foto: Divulgação

Na agenda, Daniel Annenberg ciceroneou a comitiva do Super Fácil. Daniel já foi vereador de São Paulo, presidente do Detran, secretário municipal de Inovação e Tecnologia e um dos criadores do Poupatempo. Já ministrou palestras ao Super Fácil e em breve poderá estar na capital Macapá. 

“É sempre um prazer estar com a comitiva do Amapá e pessoas que estão em busca de conhecimento e inovação”, afirmou Annenberg.

Consultor Daniel Annenberg e diretor-geral de Atendimento na Prodesp, Wenderson Leite
Consultor Daniel Annenberg e diretor-geral de Atendimento na Prodesp, Wenderson Leite
Foto: Divulgação

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