Governo do Amapá leva 2ª edição do mutirão de regularização do Cadastro Ambiental Rural e Floresta+Amazônia para 3 municípios
Ação coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vai atender até sexta-feira, 28, produtores rurais de Calçoene, Pracuúba e Amapá.

Moradores dos municípios de Calçoene, Pracuúba e Amapá recebem a partir desta segunda-feira, 24, a 2ª edição do mutirão de atendimento para regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Floresta+Amazônia e inscrição no projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A ação do Governo do Estado incentiva o crescimento econômico sustentável da agricultura familiar e garante acesso a programas federais que pagam pela conservação da vegetação, além de viabilizar linhas de créditos e descontos em financiamentos bancários.
A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e que segue até sexta-feira, 28, apoia o produtor rural com incentivos financeiros para manter a floresta em pé, além de impulsionar a agricultura de baixo carbono, iniciativa que mantém os indicadores positivos do estado.

“O mutirão de atendimento do CAR e demais serviços ofertados pela Sema irá percorrer todos os municípios para atender o produtor rural, otimizando o tempo, pois o trabalhador não precisará se deslocar até a capital, Macapá. Esse apoio promove o desenvolvimento sustentável no campo e garante acesso às linhas de créditos e programas federais que fortalecem a conservação ambiental”, enfatizou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.
As ações que percorrem os municípios têm apresentado resultados positivos no crescimento do cadastro. Em 2022, o número era de 10.569 no CAR, em 2023 passou para 12.582, já em 2024 esse dado saltou para 14.874. Os avanços refletem que cada vez mais os agricultores estão tendo acesso ao documento.

“O crescimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural) no estado fortalece ainda mais os indicadores positivos do Amapá, além de apoiar e incentivar o pequeno produtor rural para impulsionar a sustentabilidade na produção de alimentos, aliada a conservação da floresta nativa, em pé, sem qualquer dano”, destacou o coordenador de Articulação Institucional e Analista Ambiental da Sema, Igor Lemes.
CAR
O Cadastro Ambiental é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, tem por finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses de área rural. O documento compõe uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento e combate ao desmatamento. Além de ser o primeiro passo para obtenção de qualquer licença para uso ou exploração dos recursos naturais.
Floresta+Amazônia
O Floresta+Amazônia é uma iniciativa do Governo Federal, capitaneada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) com recursos do Fundo Verde para o Clima, além de uma parceria com o Governo do Amapá e suporte das prefeituras locais.
O projeto recompensa quem mantém a floresta em pé com pagamentos que variam de R$ 1,5 mil a R$ 28 mil ao ano, pagos diretamente para proprietários de imóveis rurais com até 4 módulos fiscais que ajudam a preservar o meio ambiente. Para ter acesso, o produtor rural precisa estar com o CAR regularizado, ter acesso ao gov.br, entre outros critérios de análise. Os trabalhadores inscritos que estiverem aptos começam a receber a partir do mês de abril os pagamentos diretamente na conta bancária.
Confira a programação dos atendimentos:
Calçoene
- Data: segunda-feira, 24
Hora: 14h às 18h
Local: Escola Estadual Professor Silvio Elito de Lima Santos
- Data: terça-feira, 25, e quarta-feira, 26
Hora: 9h às 17h
Local: Escola Estadual Prof. Silvio Elito de Lima Santos
Amapá
- Data: quarta-feira, 26 a sexta-feira, 28
Hora: 9h às 17h
Local: Câmara Municipal de Amapá
Pracuúba
- Data: quinta-feira, 27
Hora: 9h às 17h
Local: Pracuúba Digital
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!