Detran Amapá anuncia frota de veículos exclusivos e reaproveitamento da etapa de baliza na prova prática
Ao todo, são disponibilizados 15 carros e seis motocicletas para a realização dos exames. Veículos novos são equipados com o sistema de telemetria, anunciado no final do ano passado.

Atendendo a solicitações de usuários, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) anuncia mudanças na prova prática de direção veicular, com o objetivo de otimizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para milhares de cidadãos. Agora, o aluno poderá utilizar carros disponibilizados pelo Detran com sistema de telemetria, processo que garante mais transparência na realização do exame.
A opção pela frota exclusiva do Detran trará mais economia para o bolso do cidadão, que deverá arcar apenas com a taxa de aluguel do veículo, no valor de R$ 180,00 e a taxa de marcação do exame prático, no valor de R$ 90,00. O agendamento da prova está disponível no site detran.ap.gov.br.

São disponibilizados 15 carros e seis motocicletas para a realização dos exames. Todos os veículos são novos e utilizados exclusivamente para o percurso da prova.
Segundo o diretor-presidente do Detran Amapá, capitão Rorinaldo Gonçalves, a incorporação dos veículos exclusivos beneficia os cidadãos que estão em fase final do processo e poderão concluir a etapa utilizando o veículo equipado, podendo optar pela modalidade tanto no primeiro teste, quanto no reteste.
Em caso de reprovação do aluno, um novo agendamento de prova poderá ser feito em tempo hábil pelo site do Detran-AP, conforme a disponibilidade de dias e horários.

“Esta mudança foi pensada para apoiar o candidato, pois oferece um sistema de prova altamente seguro, com o veículo sendo monitorado por dentro e por fora e a possibilidade do aluno realizar a prova com mais rapidez. Se ele porventura for reprovado em seu exame, poderá remarcar o reteste pela internet e realizá-lo no mesmo dia ou até no dia seguinte. Isso ele quem irá decidir”, pontuou o gestor.
O sistema de telemetria foi anunciado pelo Detran no fim do ano passado, e entrou em vigor de forma definitiva em 19 de fevereiro deste ano. Ele monitora o candidato desde o momento em que entra no veículo, com câmeras de vídeo e captação de áudio, e sensores na embreagem, setas, freio de mão, cinto de segurança e motor, além de um HD para armazenar as informações.

Reaproveitamento de baliza
Outra novidade implementada pelo Detran para beneficiar os candidatos será o reaproveitamento da aprovação na baliza, que entrará em vigor a partir do dia primeiro de abril. Isto é, se o candidato for aprovado na baliza e reprovado no percurso, quando for realizar a prova novamente, não será mais necessário cumprir a etapa da baliza, continuando a prova pela execução do percurso.
“É uma melhoria que irá aproveitar o exame de muitos candidatos aprovados na fase da baliza, mas não conseguem êxito no percurso. Com esta mudança, a aprovação dele na baliza estará mantida no sistema, com o devido reconhecimento pela aprovação obtida nesta fase”, destacou o gestor.
Agendamento da prova prática
A marcação de primeiro teste e reteste da prova prática pode ser feita pelo próprio candidato no site detran.ap.gov.br.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!