Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Ensino da língua francesa em escola estadual do Amapá é destaque em produção de rede internacional de televisão 

Iniciativa irá destacar o investimento do Governo do Estado na educação bilíngue e em trocas culturais entre Brasil e Guiana Francesa.

Por Joyce Batista
24/03/2025 16h14
Produção internacional aborda ensino da língua francesa no Amapá

A educação bilíngue ofertada pelo Governo do Amapá na Escola Estadual Profª. Marly Maria e Souza da Silva, na Zona Norte de Macapá, será tema de um dos episódios da série documental francesa Destination Francophonie, vinculada à TV5Monde, uma rede internacional de televisão. A produção segue até o dia 26 de março na capital e em Oiapoque, e irá destacar a presença e influência da língua francesa, além da troca cultural do estado por sua proximidade com a Guiana Francesa.

A Escola Profª. Marly Maria e Souza da Silva é a primeira escola bilíngue do Amapá, funcionando há sete anos e sendo reconhecida pelo alto padrão de ensino bilíngue. Em 2024, ela recebeu o título de “Instituição de Excelência no Ensino Bilíngue de Francês”. Além disso, a unidade venceu, por três anos consecutivos, o Concurso FrancEcolab de proteção do meio ambiente, promovido pela Embaixada da França no Brasil.

Educação bilíngue promovida pelo Governo do Amapá é destaque internacional

Segundo a coordenadora de educação bilíngue da escola, Ivanete Gomes, a instituição atende mais de 1 mil alunos do ensino fundamental 1 (do 1º ao 5º ano), proporcionando melhores oportunidades para o futuro de cada um. Para ela, é uma satisfação poder apresentar o trabalho realizado diariamente e divulgar o Amapá de forma positiva em escala mundial.

Coordenadora de educação bilíngue da escola, Ivanete Gomes

“Para a gente é importantíssimo ajudar as crianças a adquirir essa segunda língua, para que eles possam viver, trabalhar, estudar em francês. Temos muitos alunos que já querem ir para a França, Guiana. Eles sonham e a gente espera que isso possa ser realizado através do ensino que ofertamos aqui. Então, que possa ser mostrado ao mundo o trabalho que desenvolvemos aqui”, afirma Ivanete.

Considerando a importância do ensino da língua francesa para os seus estudantes, o Governo do Amapá irá transformar a Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, no município de Oiapoque, em sua segunda escola bilíngue. Além disso, mais de 100 escolas estaduais também ofertam o francês como segunda língua em seu componente curricular.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação