Com uso da técnica 'macramê', Governo do Amapá realiza capacitação de produção de biojoias para artesãos e iniciantes
Treinamento faz parte da programação do 'Mês do Artesão', coordenado pela Sete, que inclui orientações sobre empreendedorismo, palestras e ação social.

Com objetivo de ensinar técnicas de confecção de colares, brincos e pulseiras, com o uso de sementes e fios, o Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 25, na Casa do Artesão Amapaense, em Macapá, uma oficina de produção de biojoias. O público alvo foram artesãos e pessoas da economia criativa. A atividade faz parte da programação da Semana Estadual do Artesão, realizada ao longo do mês de março.
A técnica artesanal utilizada na capacitação é o "macramê", que consiste em criar padrões e texturas em fios ou cordas usando nós. Os alunos aprenderam a trançar a linha e fazer o ponto sobre as sementes de caranã e açaí para montagem de um colar.


Capacitação foi desenvolvida e ministrada pela experiente artesã, Vera Lúcia Lima Carvalho, que trabalha com a técnica do macramê, há 26 anos.
“Fui convidada para ensinar e repassar os meus conhecimentos sobre a produção de biojoias para artesãos e pessoas iniciantes. Me sinto lisonjeada em participar, como artesã, da programação voltada ao segmento. É uma oportunidade de fazer com que os alunos aprendam a confeccionar as peças, para comercializar e ganhar uma renda extra”, pontuou.

A Diene Patrícia Palheta, veio do bairro Novo Horizonte, na Zona Norte de Macapá, para acompanhar a oficina. Ela já trabalha com a produção de biojoias, mas decidiu aperfeiçoar e conhecer novas técnicas.
“Boa parte da minha renda vem do artesanato e de manualidades. Então, é sempre bom aprender algo novo e a técnica do macramê vai me ajudar a criar peças com o uso de sementes”, destacou.

Mês do Artesão
Durante o mês de março, o Governo do Amapá montou um calendário de eventos voltado aos artesãos profissionais do estado. O Amapá possui 1.251 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). A maioria, 723 artesãos, são de Macapá.
A busca ativa para atualização cadastral e renovação da Carteira Nacional do Artesão é uma das ações que integram a programação. O prazo encerra na sexta-feira, 28, e o cadastro pode ser realizado na Casa do Artesão Amapaense, na orla de Macapá.
Carreta Empreendedora
Os artesãos também estão sendo atendidos pelos serviços da Carreta Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em frente à Casa do Artesão Amapaense, até sexta-feira, 28. São palestras sobre marketing digital, como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), vantagens e benefícios; embalagens e apresentação de produtos e o passo a passo para emitir nota fiscal. Na carreta, são realizadas oficinas de como turbinar as vendas, formação de preço e fotografia de produtos.
OFICINAS
- De 24 a 27 de março
Local: Casa do Artesão Amapaense
Horário: das 8h às 13h
- Quinta-feira, 27
Oficina “Arranjo Floral”, ministrada pela mestra artesã, Maria Servita Fôro de Almeida
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!