Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Empreendedores de Oiapoque terão acesso a linhas de financiamentos

Uma comissão foi montada para acompanhar todo o processo de impactos com a abertura da Ponte Binacional que liga Oiapoque à Guiana Francesa.

Por Redação
19/01/2017 12h02

Catraieiros que atuam na região poderão ser contemplados com as linhas de financiamento da AfapCatraieiros que atuam na região poderão ser contemplados com as linhas de financiamento da Afap

Empreendedores que possuem negócios na região da fronteira Oiapoque e Guiana Francesa serão acompanhados por uma equipe do Governo do Estado do Amapá. O objetivo é apresentar alternativas para as atuais e possíveis novas atividades econômicas, com a abertura da Ponte Binacional que liga o município à Guiana Francesa.

A equipe é composta pela Agência de Fomentos do Amapá (Afap) e as Secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), da Infraestrutura (Seinf) e de Transportes (Setrap).  No início desta semana, o governador Waldez Góes esteve no município de Oiapoque para participar da simulação de abertura da Ponte Binacional.

Durante a visita, o chefe do Executivo reuniu com os catraieiros, taxistas e mototaxistas para, juntos, avaliarem as possibilidades, como linhas de crédito da Afap, para atender as categorias. “Estou colocando uma equipe à disposição desses profissionais para, juntos, trabalharmos as soluções. São várias possibilidades para benefício desses trabalhadores”, informou Góes.

Para um dos representantes dos catraieiros, José Ribamar Brito, a iniciativa passa segurança para a categoria que poderá contar com o apoio do governo. “Estão nos ouvindo, conversando e apresentando soluções”, afirmou.

A notícia da oferta de linhas de crédito também foi aceita pelas categorias. “Com a abertura da ponte a nossa economia vai melhorar e teremos mais clientes. Com a linha de crédito poderemos investir no nosso negócio e até mesmo adquirir novas motos, gerando mais empregos no município”, disse o mototaxista Francisco Morais.

Financiamento

No fim de janeiro, uma equipe da Afap retornará ao município para dar continuidade às tratativas com os catraieiros, taxistas e mototaxistas. São duas possibilidades: investir na atual atividade ou utilizar o financiamento para um novo empreendimento. O foco será, principalmente, negócios que possam ser contemplados com a construção da orla da cidade.

Acompanhamento social

A Sims acompanhará todo o processo de abertura da ponte e construção da orla.  A medida visa minimizar impactos sociais com a mudança. “Toda nova atividade ou mudança gera impacto. Vamos acompanhar os trabalhadores que atuam nessa região para minimizar esses impactos e para que a nova realidade traga benefícios para essa população”, explicou a secretária adjunta de Políticas da Assistência Social da Sims, Patrícia Silva.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!