Programa Barisus: cirurgias bariátricas realizadas pelo Governo do Amapá já beneficiaram mais de 400 pacientes
Em 2025, em menos de três meses, já foram feitos 60 procedimentos e outros 40 serão realizados até sexta-feira, 28, durante um encontro de especialistas.

O programa Barisus do Governo do Amapá está proporcionando uma mudança significativa na vida de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é fundamental no combate à obesidade e às doenças metabólicas no estado e já alcançou mais de 400 pessoas não apenas com a cirurgia bariátrica, mas também com um acompanhamento multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional do paciente.
Só em 2025, em menos de três meses, 60 pacientes atenderem aos critérios obrigatórios do Ministério da Saúde e foram submetidos às cirurgias bariátricas. No pós-operatório, eles são acompanhados por 18 meses e recebem apoio integral dos profissionais de saúde.
O trabalho é coordenado há pouco mais de quatro anos pelo Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros, educador físico, cirurgião metabólico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, anestesista, cardiologista e endocrinologista.

Com alta demanda, o Barisus foi criado em 2021 e chegou a ficar suspenso mas foi reativado em 2023, pela atual gestão do Governo do Estado, que contratou o Hospital São Camilo para a realização dos procedimentos. O programa também recebe investimentos de emendas parlamentares.
Os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) passam pela avaliação de elegibilidade, e depois são direcionados à equipe multifuncional. O foco é resgatar a qualidade de vida e a autoestima daqueles que sofrem com a obesidade e doenças metabólicas.

"Uma vez que o governador Clécio Luís define que a saúde pública é prioritária e inegociável, todo o programa do Barisus ganhou forma e hoje tem um fluxo contínuo de atendimentos, com 20 cirurgias realizadas mensalmente por meio deste convênio com o São Camilo. Um marco histórico para nós que conhecemos a realidade dos pacientes", destacou Ellen Suelen de Vilhena, enfermeira e responsável técnica pelo programa.
A experiência do Barisus será apresentada na 7ª edição do “Metabólica Amapá 2025”, que inicia nesta quarta-feira, 26, e segue até sexta, 28. O evento reúne pesquisadores e especialistas de várias partes do Brasil e do mundo para discutir novas tendências e tecnologias no tratamento e combate à obesidade e diabetes. Na ocasião, os médicos do programa farão cerca de 40 cirurgias que poderão ser acompanhadas ao vivo pelos participantes.

Mudança de vida
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. O procedimento possui uma duração média de 50 minutos e muda completamente a vida dos pacientes, explica o cirurgião bariátrico, Vinícius Reis.
"A cirurgia contempla muitas partes da esfera orgânica, social e mental desses pacientes. É um passo importante para eliminar hipertensão, diabetes, colesterol, triglicerídeos, depressão, ansiedade, entre outros problemas causados pela obesidade", destaca o cirurgião.
Entre os critérios para inscrição no programa estão:
- Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40 (obesidade grau 3);
- IMC entre 35 e 39,9 (obesidade grau 2) desde que associado a comorbidades como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, dislipidemia ou doenças articulares graves;
- Falha no tratamento clínico por, no mínimo, dois anos;
- Avaliação prévia por uma equipe multidisciplinar.
Serviço
O Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS atende no antigo Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na Rua Odilardo Silva, nº 1303, em Macapá. Para agendamento de consultas é necessário apresentar encaminhamento médico, com IMC do paciente, documento com foto (RG ou Carteira de Motorista), cartão do SUS, CPF e comprovante de residência atualizado (com CEP).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!