5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente recebe propostas dos municípios sobre a emergência climática
As sugestões captadas pelo Governo do Amapá serão sistematizadas e levadas ao encontro nacional que deve ocorrer em Brasília-DF, nos dias 6 e 8 de maio.

No segundo dia da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, evento Pré-COP30 realizado pelo Governo do Amapá, nesta quarta-feira, 26, entre as pautas principais, estiveram as apresentações das propostas elaboradas pelos municípios, dentro do tema, “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. A partir da exposição dos eixos temáticos, as sugestões serão condensadas e levadas à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para os dias 6 e 8 de maio, em Brasília, no Distrito Federal.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), coordenadora do evento que acontece no prédio da 10ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), na Zona Norte de Macapá, em consonância ao regulamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), espelhou os cinco eixos debatidos, que contemplam de forma macro as principais temáticas e desafios da questão ambiental.

“De acordo com o regulamento do MMA que estabeleceu os principais eixos emergenciais, cada grupo está trabalhando as proposições dos 16 municípios, e eles serão sistematizados em um formato que atenda a realidade do Amapá com um olhar amazônico e nacional, porque é importante ter esse cuidado e considerar as nossas especificidades”, detalhou a educadora socioambiental da Sema, Marta Brito.
Principais Eixos:
- 1 - Mitigação: abordagem sobre formas de diminuir a emissão de gases na atmosfera, atenuando as consequências do efeito estufa.
- 2 - Adaptação e preparação para desastres: que apresenta a reflexão sobre como se adequar a situações adversas que possam surgir a partir das mudanças climáticas.
- 3 - Transformação Ecológica: com a intenção de discutir, entre outros aspectos, a economia circular.
- 4 - Justiça Climática: que faz uma abordagem sobre a equidade ambiental.
- 5 - Governança: para estimular a participação nas decisões das questões da emergência climáticas.

A Conferência Estadual do Meio Ambiente, retomada esse ano pelo Governo do Amapá, possibilita uma ampla discussão de medidas efetivas para o alcance de um desenvolvimento econômico e social, com a preservação do meio ambiente e o respeito aos povos amazônidas.

“É muito importante esse evento. A minha proposta por exemplo é sobre o equilíbrio do ser humano com a natureza e todas as propostas estão voltadas para o cuidado especial com a natureza. Tudo o que está acontecendo é porque houve um desequilíbrio, então agora para o ser humano salvar a própria vida, ele tem que salvar a natureza e nós procuramos dentro desse evento, formas de alcançar esse equilíbrio entre a saúde do homem e natureza”, destacou a delegada de Meio Ambiente, Ana Pires, indígena Galibi-Marworno da aldeia de Kumarumã de Oiapoque.
A programação do encontro inclui ainda a eleição dos 30 novos delegados de meio ambiente que vão representar o Amapá e apresentar suas propostas na 5ª Conferência Nacional, em Brasília-DF.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!