Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISTA NO DEBATE

'O petróleo é necessário ao povo do Amapá', afirma governador Clécio Luís durante seminário sobre a Margem Equatorial, em Brasília

Gestor destacou que a exploração do recurso na região é um tema estratégico para o Amapá e o para o Brasil, e que o estado tem autonomia para debater a viabilidade econômica e ambiental da atividade.

Por Winicius Tavares
26/03/2025 18h13
Governador Clécio Luís defendeu que o estado mais preservado do Brasil também precisa se desenvolver economicamente

O governador do Amapá, Clécio Luís, liderou nesta quarta-feira, 26, em Brasília, os debates sobre o potencial transformador da Margem Equatorial na construção de políticas públicas e no desenvolvimento econômico do estado. O seminário, realizado na capital federal, reuniu autoridades políticas e especialistas para discutir os desafios e oportunidades da exploração de petróleo na região.

Como painelista, Clécio Luís criticou a demora na emissão da licença para pesquisa e exploração de petróleo na costa do Amapá, afirmando que o estado já trabalha na qualificação de mão de obra, no fortalecimento técnico-científico, no desenvolvimento de um programa para fornecedores, com análise de oportunidades e desafios, e na elaboração de um plano de governança social para os royalties.

Clécio Luís foi palestrante no primeiro painel do evento, com o tema ″O papel transformador da Margem Equatorial para o Amapá″

"Fizemos o dever de casa, portanto, temos moral para falar e o direito ao desenvolvimento. Precisamos crescer para continuar sendo o estado mais preservado, pois nunca vi uma população com fome ou na pobreza conseguir proteger suas riquezas naturais. O petróleo é necessário para nós, para o Brasil e para a Petrobras, a fim de garantir a segurança energética, financiar o desenvolvimento sustentável e manter a floresta em pé", destacou o governador Clécio Luís.

Os debates se dividiram em cinco painéis temáticos, abordando a importância da região para o futuro do Amapá, a preparação da Petrobras e as expectativas do setor de óleo e gás, o impacto dos royalties do petróleo nas políticas públicas municipais, a transformação econômica do estado com respeito ao meio ambiente e aos povos indígenas e, por fim, o papel estratégico do petróleo para o desenvolvimento regional.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, com base em descobertas na Guiana e Suriname, a exploração na Margem Equatorial pode atrair investimentos de até R$ 280 bilhões, gerar aproximadamente 350 mil empregos e proporcionar arrecadação em royalties superior a R$ 1 trilhão.

Debate aconteceu em formato de mesa-redonda, abordando o tema do aspecto nacional e local

Representando o ministro Alexandre Silveira, o Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes abordou a importância da Margem Equatorial para a segurança energética do Brasil, destacando os marcos legais da transição energética e as áreas de impacto esperadas.

"Todo esse processo tem sido tratado pelo Ministério de Minas e Energia desde 2023 e, na opinião do ministério, não há nenhum impedimento técnico nem incompatibilidade com a transição energética. A exploração na Margem Equatorial é necessária para assegurar a segurança energética", reforçou Pietro.

Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes

O painel ainda contou com a participação do senador Randolfe Rodrigues; do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto de Andrade Medronho; da reitora da Universidade do Estado do Amapá, Katia Paulino; e o economista e professor da Universidade Federal do Amapá, Charles Chelala.

Seminário Margem Equatorial

Organizado pela Editora Brasil 247 e Agenda do Poder, o seminário visa colocar em pauta um tema vital para o desenvolvimento nacional, sobretudo para as regiões Norte e Nordeste, e reforça o protagonismo do estado no debate sobre a viabilidade econômica e ambiental da atividade, além da distribuição dos recursos provenientes da exploração por meio de políticas públicas.

Evento reuniu especialistas e autoridades políticas em um debate qualificado sobre a Margem Equatorial

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!