Mês do Artesão: Governo do Estado realiza oficina para ensinar aplicação de argila na produção de peças artesanais
Alunos aprenderam a confeccionar peças como brincos, colares rústicos, cordões, cachimbos e pingentes.

Com técnicas básicas e criatividade, um grupo de artesãos e pessoas iniciantes aprenderam a confeccionar brincos, colares rústicos, cordões, cachimbos, pingentes, entre outras peças, com o uso de argila como matéria-prima. A oficina de produção de biojoias foi realizada nesta quarta-feira, 26, na Casa do Artesão Amapaense, e faz parte da programação do Mês do Artesão, organizada pelo Governo do Estado.
O artesão Gidean Moraes, do município de Calçoene, ensinou a técnica aos alunos. Com a utilização da argila, palito de churrasco, tinta e água, os participantes aprenderam a dar forma à peça para criar o desenho, fazer grafismos e pintar.
“É gratificante poder repassar essa técnica para outras pessoas. Aprendi desde cedo os segredos da produção de peças em cerâmica. Os alunos pegaram rápido todo o processo. Agora é só continuar treinando e aperfeiçoando para poderem tornar atividade um meio lucrativo, com a venda das peças artesanais”, afirmou.

Laura Marinho Neves, de 63 anos, trabalha há mais de quatro décadas anos com arranjos de flores. É a primeira vez que tem contato com a argila para preparar uma peça artesanal.
“É algo novo para mim, então, decidi participar da oficina. Criei um colar e um par de brincos. Vou estudar mais a técnica e quem sabe começar a vender meus produtos nas feiras de artesanato e outros ambientes”, disse Laura.

A artesã Alcicleia Souza Alberto, já havia participado de outras oficinas de produção de peças artesanais com o uso de argila. No treinamento, ela fez um colar rústico com grafismos Maracá e Cunani.
“A cada oficina, a gente aprende algo novo. E isso vai nos incentivando a querer cada vez mais aprimorar a técnica e criar peças com qualidade, durabilidade e bom acabamento”, frisou Alcicleia.

Mês do Artesão
Durante o mês de março, o Governo do Amapá montou um calendário de eventos voltado aos artesãos profissionais do estado. O Amapá possui 1.251 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). A maioria, 723 artesãos, são de Macapá.
A busca ativa para atualização cadastral e renovação da Carteira Nacional do Artesão é uma das ações que integram a programação. O prazo encerra na sexta-feira, 28, e o cadastro pode ser realizado na Casa do Artesão Amapaense, na orla de Macapá.

Carreta Empreendedora
Os artesãos também estão sendo atendidos pelos serviços da Carreta Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em frente à Casa do Artesão Amapaense, até sexta-feira, 28. São palestras sobre marketing digital, como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), vantagens e benefícios; embalagens e apresentação de produtos e o passo a passo para emitir nota fiscal. Na carreta, são realizadas oficinas de como turbinar as vendas, formação de preço e fotografia de produtos.
Oficinas
- Quinta-feira, 27
Oficina “Arranjo Floral”, ministrada pela mestra artesã, Maria Servita Fôro de Almeida
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!