Amapá sedia 5ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores da Juventude para reforçar políticas públicas aos jovens do país
Encontro realizado pelo Governo do Estado, consolida o desenvolvimento de iniciativas e reflexões, integrando a Região Norte nos debates nacionais.

Para articular ações e fortalecer as políticas públicas aos jovens, o Governo do Amapá sedia a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores da Juventude (Fonajuve). O encontro, que iniciou nesta quarta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), em Macapá, reuniu representantes do Governo Federal e gestores estaduais, municipais, movimentos estudantis, ativistas e sociedade civil.
Na cerimônia da abertura marcada pela tradicional dança do marabaixo, símbolo cultural do Amapá, estiveram presentes o presidente da Fonajuve, Lucas Monteiro, o representante da Secretaria Nacional de Juventude, Nilson Florentino, o representante da União Nacional dos Estudantes, Rafael Serra, a vice-presidente da Conselho Estadual da Juventude (Cejuv) do Amapá, Geisa Miranda, que foram recepcionados pela anfitriã, Priscila Magno, secretária de Estado da Juventude.


“É o momento para esses gestores conhecerem um pouco da nossa realidade, para que a gente troque experiências, e fazer com que eles conheçam o nosso 'Amapá Jovem', uma política pública que o Governo do Amapá desenvolveu e que tem rendido frutos muito positivos para a juventude do estado. Então, o espaço é um momento de diálogos e troca de conhecimentos”, declarou a secretária Priscila Magno.
O evento que consolida um espaço para debates, reflexões e desenvolvimento de iniciativas para a juventude, integra a Região Norte aos debates nacionais e visa ampliar a colaboração e diálogo entre gestores estaduais e municipais, bem como fortalecer estratégias de inclusão social com foco na aprovação do Plano Nacional de Juventude.

“Estou otimista com os avanços que podemos alcançar juntos. Agradeço à secretária de Juventude do Amapá e vice-presidente da Fonajuve, Priscila Magno, e aos gestores estaduais pela realização deste encontro e pelo compromisso com a juventude. Vamos seguir trabalhando para que as políticas aos jovens se tornem cada vez mais uma realidade”, reforçou o presidente da Fonajuve, Lucas Monteiro.
A ocasião proporcionou aos jovens presentes momentos de interação e incentivo para que preencham dispositivos políticos representativos na sociedade, seja para reivindicar seus direitos ou para construir uma participação ativa dentro das próprias políticas públicas.

“Quando estamos em um espaço em que a gente consegue debater e consegue trazer ideias, a gente consegue inovar, porque o espaço político é um lugar de inovação e de inclusão. A juventude tem pautas diversas, desde o movimento LGBT ao movimento das mulheres, dos negros, entre outros. É importante essa oportunidade para que a gente saiba dos nossos direitos e ter uma vida digna e de qualidade”, pontuou Geiza Miranda.
O encontro já percorreu outros estados do Brasil, sendo Macapá o quinto a receber a iniciativa. O fórum no Amapá é coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) com apoio da emenda parlamentar do deputado estadual Rodolfo Vale.
Nesta quinta-feira, 27, a programação segue com uma reunião interna entre os representantes estaduais para pautas relacionadas à construção do Plano Nacional da Juventude. Na sexta-feira, 28, uma grande e diversificada programação da Caravana da Juventude, será realizada na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), para celebrar os 20 anos da Política Nacional de Juventude.

Fonajuv
O Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude é um colegiado que reúne os gestores e gestoras que coordenam a política pública de juventude em seus territórios, que compete acompanhar a implementação dos projetos e ações de âmbito nacional, colaborar com a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas de juventude nos estados e no Distrito Federal.
O colegiado também deve avaliar periodicamente os resultados da Política Nacional de Juventude, disseminar experiências de políticas públicas desenvolvidas em âmbito estadual e distrital e estimular a criação de fóruns estaduais de gestores da juventude e a realização de audiências públicas nas regiões do país.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!