Com reestruturação e inovação, Governo do Estado apresenta a empresários novos rumos para o programa Selo Amapá
Café empresarial marcou nova fase para o ecossistema que hoje certifica mais de 1,3 mil produtos de origem amapaense.

Com foco na inovação e em novos benefícios, o Governo do Estado reestrutura o Selo Amapá, programa referência no estímulo e valorização da bioeconomia, que certifica mais de 1,3 mil produtos de origem amapaense. Nesta quinta-feira, 27, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) promoveu o "Café Empresarial" para apresentar a empresários os novos rumos do programa.
“O Selo Amapá é o maior programa de bioeconomia da Amazônia hoje. Coloca padrão e inovação no mercado, agrega valor e promove quem está industrializando o Amapá. Com inovação na estratégia, propomos instrumentos para atrair mais investimentos ao nosso mercado. O sucesso da economia do Amapá também passa pelo pequeno, que cresce e agrega valor e conhecimento ao mercado”, afirmou o governador do Amapá em exercício, Antônio Teles Júnior.

Criado em 2017, o Selo Amapá é uma certificação desenvolvida pelo Governo do Estado para valorizar e fortalecer os produtos da indústria amapaense.
“Nosso compromisso é ajudar a circular os produtos do Selo no Amapá e nas prateleiras do Brasil. Queremos levar empresários em missões ao Amapá para fazer negócios com os nossos empresários. Com essa proximidade, podemos entender melhor os propósitos e apoiar o empreendedorismo porque esse é o caminho que escolhemos para desenvolver o Amapá”, falou o governador Clécio Luís em vídeo exibido no encontro.
Proximidade com o mercado
O encontro marcou o início do projeto "Rodas de conversa com empresas do Selo Amapá: parcerias que transformam", que promove um ambiente favorável ao intercâmbio de negócios, ideias, experiências e estratégias para impulsionar tanto a política pública Selo Amapá quanto as empresas que dela fazem parte.

As empresas com produtos do Selo Amapá são essenciais no processo de desenvolvimento econômico do estado, junto a políticas públicas adotadas nos últimos dois anos pelo Governo do Amapá. Ana Célia Ayres é empresária do ramo têxtil que comprova o sucesso do programa.
“Minha empresa é uma das poucas do Amapá que atendem todas as capitais brasileiras. Fazemos uniformes e todos eles levam na etiqueta o Selo Amapá. Acredito que com essa nova versão conseguimos fazer negócios com o resto do mundo”, citou a empresária.
O diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga Filho, apresentou aos convidados as novas perspectivas para o Programa Selo Amapá, com novidades a serem adotadas ainda este ano.
“Através do empreendedorismo, vamos mudar as futuras gerações. Temos grandes conglomerados que valorizam o mercado do Amapá, mas a gente precisa cuidar de quem já tem produtos estruturados, mas que necessita do apoio do Estado”, comentou Pitaluga.

A reestruturação dos aspectos legais, com benefícios tributários e adoção de requisitos para a certificação integram as novidades propostas. Além disso, o cashback para o consumidor, o fortalecimento das campanhas e a criação de um calendário de feiras serão adotados.
Certificação
Atualmente, o Selo Amapá conta com 193 empresas ativas e 1309 produtos cadastrados ativos em segmentos como bioeconomia, alimentos, artesanato, bares e restaurantes, entre outros setores, como os da empresa de Ely Pascoal.

"Nossos produtos têm uma visibilidade 'fora do normal'. É surpreendente. As pessoas reconhecem esses produtos do Amapá devido ao selo. Hoje eu estou vendo as coisas andarem na nossa economia. A minha esperança é no agro do Amapá. Queremos produzir 100% da farinha de macaxeira aqui sem ter que comprar de fora. A gente pode", comentou Ely, empresária do ramo de varejo e que produz farinhas e tapiocas.
São produtos que podem ser encontrados no mercado local e ainda são comercializados para outros estados e países. Com a reestruturação do programa, o Governo pretende ampliar o acesso dos produtos certificados a novas regiões do Brasil e ao mercado internacional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!