Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO AGRICOLA

Amapá Cacau: Governo do Estado adquire mudas cacaueiras para jardins clonais em Porto Grande e Oiapoque

São cerca de 1,3 mil plantas que apresentam resistência às pragas e maior produtividade de amêndoas.

Por Weverton Façanha
28/03/2025 10h00
São cerca de 1,3 mil mudas de cacau para montar dois jardins clonais nos municípios de Porto Grande e Oiapoque.

O Governo do Estado segue as atividades para o desenvolvimento da cadeia cacaueira, e para avançar nas ações foram adquiridas cerca de 1,3 mil mudas de cacau clone, no município de Concórdia, no Pará, que é referência na produção. Os trabalhos deste serviço estão ligados ao Programa "Amapá Cacau", coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A iniciativa para aquisição das plantas de cacau é para a montagem de dois jardins clonais que serão implantados nos municípios de Porto Grande e Oiapoque.

Técnicos da SDR, Alex Amaral e Fábio Santos (centro),com o empresário Eliakim Júnior.

“Queremos abrir mais uma oportunidade para o produtor que está no Amapá e quer plantar e desenvolver o cacau no estado. Como existe uma grande demanda por mudas, nós definimos montar esses jardins clonais, primeiramente em Porto Grande e Oiapoque, para que possamos reduzir a dificuldade em conseguir mudas. Para isso, buscamos no Pará, que tem uma produção cacaueira reconhecida nacionalmente”, destacou o técnico da  SDR, Fábio Santos. 

Em outro ponto a aquisição das mudas clonais, na cidade de Concórdia (PA), é em função do viveiro ser certificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Empresário e produtor, Eliakim Júnior (esquerda), analisando as mudas com técnico da Ceplac/PA

“Trabalhamos há cerca de 10 anos com diversos tipos de mudas e entre as quais está o cacau e enviamos material para produtores dos estados do Maranhão e Espírito Santo, e agora para o Amapá. Temos certificação do Mapa e com muito esforço isso reforça a qualidade das nossas mudas de clone de cacau”, disse o empresário e produtor rural, Eliakim Júnior, responsável pelo viveiro clonal de Concórdia.

As mudas serão enviadas nesta sexta-feira, 28, através de balsa e chegam em Macapá, no sábado, 29, sendo enviadas para o município de Porto Grande, onde cerca de 900 mudas serão plantadas em jardim clonal, que o Governo do Amapá, está estruturando na comunidade Agrícola do Matapi. 

As demais mudas serão enviadas para a cidade de Oiapoque, extremo Norte do Brasil, onde será montado outro jardim clonal, mas desta vez, em parceria com a empresa Chocolate Cacau Cassiporé. O objetivo com os jardins é dentro de 18 meses iniciar a produção de cacau e também reproduzir novas mudas clonais para reforçar o plantio no estado.

Mudas de cacau clone já preparadas para serem enviadas ao Amapá.

Treinamento 

Em dezembro do ano passado, técnicos da SDR foram designados ao Centro Pesquisa do Cacau, ligado à Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira da Bahia (Ceplac/BA), na cidade de Itabuna, para receber habilitações, com aulas práticas e teóricas, além de uma série de capacitações tecnológicas com mudas clonais.

Cacau clone em fase frutífera

Amapá Cacau

O programa visa incentivar e inserir a cadeia cacaueira no estado, garantindo ao produtor familiar uma nova fonte de renda pela produção de derivados do cacau. O projeto concentra-se, inicialmente, na Região Centro-Oeste, envolvendo os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!