Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA

Amapá Cacau: Governo do Estado articula envio de mudas cacaueiras clone para Macapá

Plantas foram enviadas para a capital com previsão de chegada neste sábado, 29. Material será levado de imediato para Porto Grande, e em Oiapoque, ação ocorre durante a próxima semana.

Por Weverton Façanha
29/03/2025 08h00
Mudas foram colocadas em navio com destino ao Amapá

O Governo do Estado continua alinhando uma nova dinâmica dentro do Amapá Cacau e nesta sexta-feira, 28, foram embarcadas em Belém, no Pará, cerca de 1,3 mil mudas clone de cacau com destinado à Macapá. A ação visa a montagem de dois jardins clonais de cacau e o fortalecimento da cadeia cacaueira, por meio do programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Técnico agrônomo da SDR, Alex Amaral, acompanha todo o processo de transporte das mudas

“Estamos realizando um serviço de acompanhar todo o preparo desde a retirada das mudas do viveiro até o embarque no navio para Macapá. Tudo isso é para garantir uma boa logística para não comprometer a qualidade do material até o destino final que é o plantio delas nos próximos dias”, destacou o técnico agrônomo da SDR, Alex Amaral.

Após a saída da cidade de Concórdia (PA), as plantas de cacau foram levadas para Belém, capital paraense, e em seguida Macapá. A expectativa de chegada é neste sábado, 29, quando também já serão transportadas para Porto Grande, onde serão plantadas.

“As mudas não podem ficar por muito tempo sem alguns cuidados, e por isso, é necessário serem levadas rapidamente para o Porto Grande e iniciar o plantio. Caso isso não ocorra, podemos até mesmo perder as mudas”, completou o técnico, Alex.

Mudas sendo embarcadas, em Belém (PA), com destino ao Amapá

As mudas serão destinadas para plantio nos municípios de Porto Grande e Oiapoque, para a formatação de jardins clonais, que terão orientação técnica da SDR. Em Porto Grande, serão inseridas 900 mudas, e em Oiapoque 400 plantas de cacau. 

A expectativa é que dentro de 18 meses ocorra a primeira colheita, e como consequência a primeira multiplicação de mudas clones de cacau no Amapá.

Material saiu da cidade de Concórdia (PA), para em seguida ser embarcado em Belém

 Amapá Cacau

O programa visa incentivar e inserir a cadeia cacaueira no estado, garantindo ao produtor familiar uma nova fonte de renda pela produção de derivados do cacau. O projeto concentra-se, inicialmente, na Região Centro-Oeste, envolvendo os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes.

São cerca de 1,3 mil mudas clonais, que neste sábado, 29, serão enviadas para Porto Grande e de imediato plantadas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!