Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Entusiasmo e emoção marcam início das aulas dos projetos sociais da PM e a inauguração do Centro de Treinamento de Wrestling

Eventos aconteceram simultaneamente nesta sexta-feira, 28, na Escola Militar de Gestão Compartilhada Antônio Messias, no bairro Zerão, em Macapá.

Por Marcelle Corrêa
29/03/2025 11h10
Evento contou com a participação de alunos representantes dos mais de 20 projetos sociais da PM

O Governo do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 28, a aula inaugural dos projetos sociais da Polícia Militar (PM) e a inauguração do Centro de Treinamento de Wrestling do projeto "Luta Amapá”, na Escola Militar de Gestão Compartilhada Antônio Messias, no bairro Zerão, em Macapá.

Sobre os projetos sociais da PM, ao todo, 25 estão em funcionamento, realizados diretamente pelo Estado ou por meio de cooperação técnica, atendendo comunidades em Santana, Tartarugalzinho e Macapá, na sede e no interior em Santa Luzia do Pacuí. 

Governador Clécio Luís entrega centro de treinamento para a comunidade e atletas

De acordo com a capitã, Cleonice Madureira, diretora adjunta da Diretoria de Ação Social da Polícia Militar (Dasc/PM), a expectativa é que os projetos sociais possam se expandir cada vez mais no segundo semestre deste ano. A meta é alcançar outros municípios, como Oiapoque, Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari. 

Capitã Cleonice Madureira, diretora adjunta da Dasc/PM

"A Polícia Militar sempre procura fazer essa inclusão social com o objetivo de prevenir a criminalidade. Os projetos sociais da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, coordenados pela PM através da Dasc, fortalecem a relação entre as Forças de defesa do Estado e a população, oferecendo atividades educativas, esportivas e culturais para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Uma ação governamental, que visa a inclusão social, esportiva e digital", enfatizou a capitã.

Os projetos atendem crianças de 4 anos, como os "Peixinhos Voadores", até as pessoas da melhor idade, como o "Vida Feliz", realizado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar no município de Santana, com mais de 200 idosos.

Atualmente estão em atividade 25 projetos sociais e esportivos coordenados pela Polícia Militar do Amapá

Todas essas iniciativas fazem parte do Plano de Governo da gestão e buscam prevenir a criminalidade, fortalecer valores como disciplina e cidadania, além de contribuir para a redução da violência e a formação de futuros cidadãos. 

Disposição e cura

Maria Campos, de 61 anos, participa há 21 anos, desde a criação, do projeto "Vida Feliz", e conta que ganhou novos amigos, cuidados e atenção dos professores e policiais. As atividades esportivas, de lazer, cultural e atenção à saúde lhe trouxeram ganhos físicos e, o melhor de tudo, revitalizaram a alegria de viver.

"Estar no projeto é ótimo para mim. Eu gosto e vou terminar meus dias sempre participando do 'Vida Feliz'. Temos muitas pessoas que nos ajudam, fiz muitas amizades e digo, todos que entram lá se sentem bem e abraçados por todos que nos acolhem", disse Maria.

Creuza Moura e Maria Campos participantes do projeto ″Vida Feliz″

Para a aposentada Creuza Moura, de 73 anos, o projeto 'Vida Feliz' foi uma cura e renovação em sua vida. Ela conta que há mais de uma década sofria de depressão e há 6 meses encontrou acolhida, alegria e cura na iniciativa social da PM.

"Eu sofri com depressão há 14 anos e hoje estou muito feliz nesse grupo. Pessoas maravilhosas como nossos professores que nos conduzem com amor e muita dedicação. Eu nunca tinha visto pessoas tão jovens tratando os idosos com tanta ternura e respeito. Eu espero que todo mundo que chegue na idade que estou, tenha o prazer de ter um presente desse na vida", agradeceu Creuza. 

Os projeto sociais atendem crianças, adolescentes, jovens e idosos

Futura geração

A inauguração do Centro de Treinamento de Wrestling do projeto social "Luta Amapá”, na Escola Estadual Antônio Messias, trouxe para o atleta Ravem Sarnir, de 15 anos, a oportunidade de aperfeiçoar ainda mais as técnicas que o fizeram campeão brasileiro, na categoria Sub-17, no ano passado em Aracaju, no Sergipe. No projeto há três anos, o jovem atleta conta que tinha problemas com a auto estima e confiança em si mesmo. Porém tudo mudou quando conheceu o esporte. 

Atleta Ravem Sarnir, campeão brasileiro Sub-17 celebra a ’oportunidade de aperfeiçoar ainda mais as técnicas

"Ser campeão brasileiro foi resultado de muito treino e dedicação, mesmo em condições que não nos favoreciam nos treinos. Não tínhamos esse tatame, essa área e nossos treinos eram na quadra da escola. Foram vários treinos, manhã e noite, durante semanas para poder ter esse resultado. Esse espaço tem um valor significativo para nós do projeto, porque teremos mais tempo e mais volume de treino. Agora é aproveitar e focar ainda mais pra conseguir ser campeão novamente", falou entusiasmado o atleta.

O novo espaço recebeu investimento de R$ 610 mil, com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Tesouro Estadual. Construído pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), o ginásio conta com tapetes de padrão olímpico, vestiários masculino e feminino, sala administrativa, arquibancadas e um telhado com painéis termoacústicos, que reduzem em até 90% a temperatura interna, proporcionando mais conforto para alunos e professores durante as atividades. 

Ginásio de wrestling conta com tapetes de padrão olímpico

Projeto Luta Amapá

Ver o resultado do compromisso governamental com a sociedade e o esporte para Márcia Costa, técnica de luta olímpica e coordenadora do projeto "Luta Amapá", é de um valor inestimável, pois mais jovens sairão dos perigos que a vulnerabilidade social traz e novos atletas e campeões surgirão.

Márcia Costa, técnica de luta olímpica e coordenadora do projeto ″Luta Amapá″

"Que oportunidade incrível. Trabalhamos aqui com jovens tentando colocar eles no caminho do bem, mostrando a disciplina do esporte, trabalhando em equipe, mostrando o quanto esses ensinamentos são importantes pra vida social deles. Com isso, eles criam um vínculo, um pertencimento a esse projeto e começam a se dedicar muito mais. O projeto também oportuniza eles a viajar para competições fora do estado, criando uma vivência social com atletas de outros estados. Isso amplia o repertório social deles e faz com que se dediquem cada vez mais aos seus objetivos", destacou. 

Márcia destaca ainda que em 17 anos de projeto, vários campeões foram formados: "Somos campeões brasileiros, Sub-15, Sub-17, Sub-20. Fomos quarto lugar no Mundial Escolar, somos pentacampeões escolares, Em 2022 ficamos no top 10 do Brasil, colocamos o Amapá como o único estado da Região Norte a participar em algumas competições. Atualmente temos um dos melhores atletas, que é o Juan Rocha, que hoje está na universidade. Quando olhamos nossos alunos indo para a universidade, com certeza essa é a nossa verdadeira medalha", falou emocionada a coordenadora.

Projeto Luta Amapá, além de formar cidadãos, forma campeões do esporte

Implementado de forma experimental na Escola Antônio Messias em 2017, pelo atual comandante da Polícia Militar e presidente da Federação de Wrestling do Amapá, coronel Costa Júnior, o "Luta Amapá" oferece aos alunos a oportunidade de competir e conhecer outras regiões e países, mas acima de tudo, direcionar os jovens para o caminho do bem.

Comandante da Polícia Militar e presidente da Federação de Wrestling do Amapá, coronel Costa Júnior

"A Polícia Militar está muito feliz em poder abraçar toda a nossa comunidade do Amapá com os nossos projetos sociais que atendem tanto idosos como crianças. Entendemos que essa face humanitária e comunitária da PM é uma das grandes forças que temos no combate à criminalidade, quando dá a oportunidade ao jovem evitando que se envolva com a criminalidade. É gratificante estar dentro de uma gestão que se preocupa com as pessoas e com a segurança pública", enfatiza o coronel Costa Júnior.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!