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“A Escola em Tempo Integral é uma oportunidade para um futuro melhor”, diz estudante

Modelo de ensino foi apresentado aos alunos da rede estadual de ensino público e responsáveis, nesta quinta-feira

Por Redação
19/01/2017 15h36

Técnicos da Seed apresentaram as metodologias de ensino e outros detalhes a pais e alunos

A aluna da 7ª série da Escola Estadual Professora Nanci Nina Costa, Emilly de Oliveira, acredita que a implantação da Escola em Tempo Integral no Amapá dará mais oportunidades aos jovens. Ela fez parte do público que assistiu à apresentação do novo modelo de ensino promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), na capital, nesta quinta-feira, 19.

No encontro “Educação Inovadora: Escola de Tempo Integral e Escola Militar", estudantes, pais, professores, gestores escolares, representantes de movimentos estudantis e do Conselho Estadual de Educação (CEE), tiveram a oportunidade de compreender melhor a dinâmica das Escolas em Tempo Integral e Escola Militar. O encontro teve a participação de representantes da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa).

"A Escola em Tempo Integral vai nos ajudar a ter um futuro melhor, pois vai ofertar atividades diversificadas que nos ajudarão a ter outros horizontes e mais chance no mercado de trabalho", disse a estudante.

Técnicos da Seed apresentaram as metodologias de ensino, ações na infraestrutura dessas unidades, como será a alimentação, horário, gestão, entre outros requisitos. As Escolas em Tempo Integral contarão com laboratórios temáticos e atividades que promovem a formação do jovem autônomo, solidário e competente.

O funcionário público e pai de aluno matriculado da rede estadual, José Souza, estava atento às explicações sobre o programa. Ele afirma que, apesar das Escolas em Tempo Integral precisarem de alterações na infraestrutura, o modelo de ensino oferece uma nova perspectiva para a educação amapaense. "O diálogo sobre os novos modelos é fundamental para fortalecer o processo de implantação. Espero que os jovens tenham mais disciplina e mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem", declarou.

Para a coordenadora da equipe de implantação de Educação em Tempo (ETI) da Seed, Carla Beatriz Carvalho, o modelo de ensino inovador deverá auxiliar os estudantes a construírem seu projeto de vida, tornando-os capazes de transformar a própria história.

“A Escola em Tempo Integral é uma oportunidade de transformar histórias, potencializando os jovens a viverem seu projeto de vida com a construção de uma visão de futuro próprio”, disse Beatriz.

No Amapá, oito unidades de ensino aderiram ao modelo educacional, são elas: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana. As escolas estaduais Antônio Messias e Risalva Freitas do Amaral passarão a funcionar como Escola Militar, também em 2017.

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