Governo do Amapá capacita cirurgiões-dentistas em biópsia bucal para fortalecer diagnóstico nos 16 municípios
A iniciativa incluiu orientações sobre o aplicativo "Tele-estomato”, que permite o acesso imediato a serviços como consultas, exames e acompanhamento à distância dos pacientes.

Com a participação de cirurgiões-dentistas de todos os 16 municípios, o Governo do Amapá promoveu uma capacitação sobre biópsia bucal que vai auxiliar na construção de uma rede de diagnóstico e tratamento do câncer de boca, cabeça e pescoço. A iniciativa integra o planejamento de Educação Permanente em Saúde Bucal.
O curso com aula teórica e prática, executado pela Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ocorreu na segunda-feira, 31, e também orientou sobre o uso do aplicativo "Tele-estomato Amapá”, criado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A ferramenta permite o acesso facilitado e imediato a serviços como consultas, exames e acompanhamento à distância dos pacientes.

O “Tele-estomato Amapá" foi implantado na rede de saúde bucal em 2023 e segue rompendo uma barreira que muitos estados da região Amazônica enfrentam, que é a dificuldade de diagnóstico e atendimento nas áreas mais distantes e isoladas. O especialista, Moizés Pereira, que tem mais de 30 anos de experiência no Amapá, destacou a aquisição de ferramentas tecnológicas que alcançam os municípios.

"Ajudei a implantar o serviço de cirurgia bucomaxilofacial no estado e é muito bom ver como o serviço cresceu. Agora estamos vivendo o melhor momento da odontologia no Amapá, com organização, evolução, valorização e aquisição de novas tecnologias e ferramentas que levam conhecimento para profissionais dos municípios. Rompemos barreiras territoriais, aprimoramos os conhecimentos dos cirurgiões para o diagnóstico, detectando possíveis doenças bucais ainda no início", reforça Pereira.
A capacitação de profissionais dos municípios é essencial para esse trabalho, fortalecendo a construção de uma rede de diagnóstico e tratamento do câncer bucal.

"Esses profissionais já fazem acompanhamento mensal pelo aplicativo e nessa ocasião reforçam essa prática, atuando em seus municípios, fortalecendo a rede de saúde bucal com os conhecimentos trocados com especialistas. Eles são capacitados para detectar precocemente um câncer de boca, com diagnóstico preciso para que o tratamento seja iniciado rapidamente", explica Daniel Moraes, coordenador de Saúde Bucal da Sesa.
A biópsia bucal é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção de uma amostra de tecido da cavidade oral para análise laboratorial. Essa técnica é geralmente empregada para diagnosticar condições que podem ser benignas ou malignas, como lesões na boca, feridas na boca, inflamação ou câncer bucal.

Educação Permanente em Saúde
A capacitação integra o planejamento de Educação Permanente da Saúde Bucal, para fortalecer a rede de atenção básica, através da capacitação profissional de Norte a Sul do estado, como o cirurgião-dentista, Guilherme Ribeiro, que trabalha no município Laranjal do Jari.

“São cinco anos que trabalho no Sul do estado e já venho participando dos cursos e capacitações, que são de total importância, pois assim conseguimos aprimorar conhecimento para encaminhamentos e diagnósticos precisos", pontuou o dentista.
O treinamento reuniu cerca de 20 cirurgiões-dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!