Governo do Amapá inicia ciclo de debate sobre metas do Plano Estadual de Educação
Programação aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Amapá, e contou com participação de especialistas, professores, secretários e gestores educacionais.

O Governo do Amapá deu início ao ciclo de discussões sobre as metas do Plano Estadual de Educação (PEE/AP 2014-2024). O encontro, realizado no auditório central da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), na última segunda-feira, 31 de março, teve como foco a avaliação dos 10 anos de desenvolvimento do plano no estado, abordando desafios, avanços e estratégias para o fortalecimento da educação básica e superior.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
Com o tema “Valorização dos profissionais da educação: contexto e debate”, a programação organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Fórum Estadual de Educação (FEE) incluiu debates e mesas-redondas com especialistas, docentes e gestores da educação. Entre as principais questões tratadas, destacaram-se as metas 15 a 20 do PEE, que englobam desde a formação e capacitação dos professores até o investimento em educação pública.


Coordenadora do Fórum, Eunice Silva ressaltou a importância do evento para o aprimoramento das políticas educacionais no estado.
"O evento que nos propomos a fazer e que hoje é o primeiro deles trata-se de avaliar o que foi atingido e o que precisa ser melhorado. Nosso foco é contribuir para a educação de forma integrada entre Estado, municípios e instituições de ensino", disse Eunice.
Durante a conversa, especialistas como o Prof. Dr. Almiro Alves de Abreu (Unifap) e a Profª Dra. Danielle Dias da Costa (Ueap) debateram os desafios formativos institucionais e as perspectivas de valorização dos docentes. Além disso, representantes das secretarias municipais de Educação discutiram a realidade da formação e remuneração dos profissionais do magistério.

A programação também incluiu debates sobre a Lei 0949/2005, que organiza o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da educação básica do Estado. O Prof. Rui Valdo Coutinho abordou os avanços, retrocessos e perspectivas dessa legislação.
Eunice Silva também destacou o papel do Fórum Estadual na mobilização dos 16 municípios do Estado e reforçou a importância da criação e fortalecimento dos fóruns municipais.
Na ocasião, a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância da iniciativa para a construção de um sistema educacional mais sólido e inclusivo. Em sua fala, acrescentou os desafios enfrentados na obtenção de dados concretos sobre a educação superior e a necessidade de fortalecer o monitoramento dessas informações.
“Temos muita dificuldade em captar dados que reflitam a realidade da educação no estado, o que impacta diretamente na formulação de políticas públicas eficazes", destacou Sandra.

Casimiro também abordou a importância da integração entre as políticas educacionais, evitando a fragmentação de iniciativas para obter melhores resultados. Outro ponto levantado pela secretária foi a necessidade de considerar as particularidades regionais na logística da educação, e que o debate é essencial para o avanço educacional no Amapá.
“A valorização dos profissionais da educação é fundamental para garantir um ensino de qualidade. Precisamos fortalecer as políticas públicas que assegurem formação continuada, melhores condições de trabalho e salários dignos para nossos professores", finalizou a gestora.
O próximo encontro está previsto para maio e continuará o debate sobre formação docente e financiamento da educação pública no Amapá, educação indígena e a partir disso o diagnóstico da Educação Infantil na Amazônia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!