No Amapá, mais de 400 alunos com autismo participam de sessão de cinema inclusivo
Iniciativa do Governo do Amapá beneficiou alunos do Centro de Referência em Autismo Mundo Azul, como parte da campanha “Abril Azul”.

Iniciando a campanha “Abril Azul” de conscientização sobre o autismo, o Governo do Amapá realiza sessões de cinema inclusivo para cerca de 400 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, com direito a combo de pipoca e refrigerante. A programação, que é voltada para alunos do Centro de Referência em Autismo Mundo Azul, iniciou na segunda-feira, 31, e segue até a quinta-feira, 3 de abril, em um cinema no Centro de Macapá.
"Hoje é um dia especial, o primeiro de um mês que será dedicado à inclusão e conscientização. Estamos realizando um experimento para ampliar o acesso a sessões como esta no cinema e em outros espaços, adaptando-os a uma realidade frequente, mas muitas vezes invisibilizada. Para algumas famílias, esta é a primeira vez em uma sala de cinema, um momento único para criar memórias afetivas que ficarão para sempre", destacou o governador Clécio Luís.

A iniciativa foi realizada por meio de parceria entre o Centro Mundo Azul e a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Para proporcionar um ambiente mais acolhedor e seguro para o momento de lazer e socialização das crianças e jovens com autismo, as sessões foram adaptadas com redução do volume do som e ajustes sensoriais de iluminação e ambiente.

“Eles estão vindo com suas famílias e está sendo bem interessante. É um momento inclusivo, com apoio dos pais e professores. A temática do filme foi trabalhada anteriormente na sala, para que eles tivessem a previsibilidade do que iria acontecer, para não ter nenhum tipo de susto, de contratempo. Então, a gente trabalhou bastante antes para que eles ficassem bem confortáveis”, explicou a diretora do Centro de Referência em Autismo Mundo Azul, Crisna Valente.

Além das sessões de cinema, o Governo do Amapá está promovendo outras ações durante o Abril Azul, incluindo carreata dos centros de atendimento aos autistas, acender das luzes em pontos turísticos da capital e formação continuada de professores, entre outros serviços e programações. Vale ressaltar que o trabalho especializado para pessoas com TEA é realizado ao longo de todo ano.

“Ofertamos, durante todo o ano, ações que venham trabalhar essa autonomia, desenvolvimento e socialização da criança e jovem com autismo, junto aos pais, famílias e profissionais da educação, para que a gente possa formá-los como pessoas com autonomia para viver em sociedade”, afirmou a gerente do Núcleo de Educação Especial da Seed, Nelcirema Ferreira.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!