Governo do Amapá realiza escuta pública com servidores e familiares de pessoas atendidas no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues
Durante a agenda, autoridades de diversas áreas puderam identificar, junto da comunidade, as necessidades físicas e administrativas da unidade que dá suporte a 545 pessoas com deficiência.

Seguindo com a programação da campanha “Abril Azul”, de conscientização sobre o autismo, secretários de Estado do Governo do Amapá visitaram e realizaram uma escuta pública nesta quinta-feira, 3, no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, na Zona Sul de Macapá. A instituição, existente há quase 30 anos, oferece atendimento clínico e educacional para pessoas com deficiências e transtornos, como o do Espectro Autista (TEA).
Estiveram presentes os gestores das secretarias de Estado da Educação (Seed), Infraestrutura (Seinf), Desporto e Lazer (Sedel), além de representantes do gabinete do governador Clécio Luís e da deputada estadual Edna Auzier, que anunciou o encaminhamento de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para a unidade, assim como a articulação para novos recursos junto aos demais parlamentares.
A comitiva conheceu a estrutura física da unidade e ouviu as solicitações de servidores da instituição, pais de alunos e da comunidade em geral, que ressaltaram questões como reforma e ampliação do Centro, compra de instrumentos musicais, aquisição de um ônibus próprio, entre outros assuntos.

"Estamos seguindo com essa importante agenda sobre o autismo, dando visibilidade, mas também dialogando com os pais, profissionais da educação, parlamentares e com o Governo do Estado. Estamos ouvindo e identificando para encaminhar as demandas e fortalecer ainda mais esse trabalho", destacou a secretária da Educação, Sandra Casimiro.
O Centro Raimundo Nonato atende, atualmente, 545 pessoas, sendo 334 autistas e 211 com outras deficiências físicas, intelectuais ou múltiplas, como paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência auditiva, hidrocefalia, entre outras. A diretora da unidade, Nilzete Mendes, falou da importância do momento para a instituição, que é a única do estado que oferta atendimento de forma generalizada para pessoas com necessidades especiais.

“Quando o Estado apoia, colabora com essas instituições, ele vem justamente fortalecer a Política Nacional de Educação Inclusiva e vem contribuir para que as pessoas com deficiência tenham seu desenvolvimento respeitado, que elas sejam incluídas tanto na vida escolar quanto na vida social, que elas tenham perspectivas de vida, que tenham sucesso, seja na vida escolar, no mundo do trabalho, e isso valoriza e respeita a diversidade. Então, o Governo do Amapá se mostra comprometido com essas pessoas, com o desenvolvimento social e pessoal dessas pessoas”, afirma a diretora do Centro Educacional Raimundo Nonato, Nilzete Mendes.

A unidade atende desde bebês com meses de vida até adultos, encaminhados pelas redes de ensino e de saúde. Para os que estão em idade escolar, os serviços acontecem no contraturno, com uma equipe multidisciplinar de professores, incluindo os especialistas em educação física e artes, além de psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.
Edivânia da Silva, de 34 anos, mãe da pequena Alice, de 6 anos, que frequenta o Centro Raimundo Nonato há quase três anos, ressalta a importância dos serviços para o desenvolvimento das pessoas atípicas e do suporte às famílias. Para ela, esse momento de diálogo com os gestores irá resultar em bons resultados.

"Quando a minha filha chegou aqui ela não comunicava, não brincava, não interagia com as pessoas, era só com a família de casa. E hoje já é diferente. Então, o Centro é essencial, e eu acho de extrema importância o Governo do Amapá estar aqui olhando o lado da gente que é pai, mãe, que tem filho autista, porque a nossa luta é diária e não é fácil", contou Edivânia.
Entre os encaminhamentos da escuta, está a realização de reuniões de alinhamento entre as secretarias e a gestão do Centro para traçar um plano de necessidades a curto, médio e longo prazo. Também foi anunciada a devolução da autonomia da quadra poliesportiva do Centro, que estava cedida para a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer, a realização de pequenos reparos na estrutura física, de forma emergencial, como eliminação de goteiras e vazamentos, conserto de janelas e portas, pintura e outras manutenções. Gestores também darão conta da formação continuada dos profissionais da unidade e de mobilização para o atendimento das demais pautas discutidas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!