Samu no Amapá leva atendimento médico e educação em saúde para comunidades ribeirinhas em Mazagão
Projeto ‘Vitória-Régia’ do Governo do Estado promove serviços, palestras e treinamentos para regiões de difícil acesso, como a Foz do Rio Vila Nova.

Moradores da comunidade ribeirinha da Foz do Rio Vila Nova, no município de Mazagão, receberam uma ação especial de saúde promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), como parte do Projeto Vitória-Régia, iniciativa do Governo do Amapá que busca levar atendimento médico e educação em saúde humanizada para populações de regiões isoladas.
A ação aconteceu no sábado, 5, na Escola Municipal Jacira Almeida Costa, na comunidade Vila do Banha, e atendeu moradores das comunidades Igarapé Banha Grande, Rio Pirapitinga, Vila Nova Esperança e Banhazinha. Ao todo, cerca de 80 pessoas foram beneficiadas com consultas clínicas, ginecológicas e pediátricas, além de palestras educativas e treinamentos de primeiros socorros para acidentes com animais peçonhentos, quedas de árvores e emergências envolvendo animais marinhos.

Durante a ação foram realizadas 28 consultas pediátricas, 28 com clínicos geral e 16 consultas obstétricas. A estrutura contou com uma equipe de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores marítimos.
“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a saúde preventiva e o atendimento humanizado, garantindo que mesmo as comunidades mais distantes tenham acesso a serviços essenciais”, afirmou o diretor do Samu no Amapá, Donato Farias.

Para os moradores, a presença da equipe foi recebida com gratidão. Ana Paula Brasil Martins, moradora da comunidade Igarapé Banha, ressaltou a relevância da ação.
“Muito bom ter o pessoal da saúde aqui. Nós tivemos vários atendimentos e eu gostei muito, porque é muito difícil a gente se locomover para Mazagão ou outros municípios. Foi de fundamental importância essa ação na nossa comunidade”, ressaltou Ana Paula.

Profissionais que participaram também destacaram a experiência enriquecedora de atuar junto às populações ribeirinhas. A médica ginecologista Josy Rassy avaliou como positiva a iniciativa. “É muito bom estar podendo ajudar, verificando as necessidades das pessoas e olhando com atenção para essa população ribeirinha do estado”, pontuou a profissional.
A médica Camila Cunha, que também participou da ação, falou sobre o impacto da atividade. “Apesar de já ter experiência em atendimentos de urgência e emergência em comunidades ribeirinhas, é sempre muito satisfatório e gratificante poder participar dessas ações, trazendo assistência médica, orientando e ajudando a melhorar a saúde dessa população,” afirmou Camila Cunha.
Projeto Vitória-Régia
A iniciativa é uma estratégia do Governo do Amapá para levar atendimento médico e educação em saúde humanizada para populações ribeirinhas, muitas vezes isoladas e longe dos centros urbanos. O projeto segue como uma estratégia contínua do Governo do Amapá para reduzir desigualdades no acesso à saúde, levando dignidade e cuidado para as comunidades.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!