Governo do Estado recebe técnicos de projeto do Hospital Albert Einstein para fortalecer telemedicina no Amapá
Equipe visitará municípios para avaliar funcionamento das unidades e levantar demandas. Em atividade desde 2021, parceria já atendeu mais de 30 mil pacientes.

Técnicos operacionais do projeto de telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que visa aproximar médicos e pacientes através da tecnologia, facilitando a emissão de laudos, análise de exames e elaboração de diagnósticos, realizaram uma visita técnica nesta segunda-feira, 7, na Secretaria da Saúde (Sesa) do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer o setor no Amapá.
Durante esta semana, a equipe técnica do projeto, acompanhada da gerente estadual de Atenção Primária à Saúde, Renata Hamoy, estarão nos municípios de Tartarugalzinho, Santana e Ferreira Gomes para avaliar o funcionamento e levantar as principais demandas das unidades locais.

No encontro com a secretária de Saúde, Nair Mota, foram apresentadas estratégias para garantir a sustentabilidade da iniciativa e avaliadas as metas para os próximos três anos.
“Essa visita reforça o compromisso da Sesa em levar assistência para todo o estado. São localidades distantes que podem ter acesso as diversas especialidades médicas que o projeto de telemedicina do Hospital Albert Einstein proporciona”, reforçou Nair.
A telemedicina do Einstein oferece atendimento médico especializado por meio de consultas virtuais, sempre com o acompanhamento de um médico local. Atualmente, o projeto conta com 12 pontos de atendimento, distribuídos nos municípios de Amapá, Calçoene, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Vitória do Jari, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Santana.
“As visitas são fundamentais para avaliar o andamento do projeto, se tem alguma localidade que precisa de mais atenção, e assim proporcionar atendimento de qualidade, com especialistas renomados por meio da teleinterconsulta”, explica a técnica operacional do projeto de telemedicina, Bruna de Melo.

Telemedicina
O projeto de telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), está em funcionamento no Amapá desde 2021 e já realizou mais de 30 mil atendimentos em todo o estado.
Visitas técnicas são realizadas periodicamente para acompanhar a aplicação do projeto e aprimorar as estratégias de execução. De 2021 a 2024, foram registrados 29.450 atendimentos, e nos primeiros meses de 2025, 1.915 pacientes foram atendidos por especialistas do Hospital Albert Einstein nos setores de cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, infectologia, neurologia, neurologia pediátrica, pediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!