Governo do Amapá realiza 1º Ciclo Formativo para coordenadores pedagógicos de 2025 com foco no planejamento educacional
Atividade segue até a quinta-feira, 10, com debates de ações para serem implementadas na rede estadual de ensino do Estado.

O Governo do Amapá deu início nesta terça-feira, 8, ao 1º Ciclo Formativo para coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino de 2025. Com o tema "Planejamento Pedagógico", a reunião ocorre no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá, e segue até o dia 10 de abril.
Durante três dias de formação, serão debatidos temas essenciais, como a recomposição das aprendizagens, a distorção idade-série, a nova matriz curricular do ensino médio e a elaboração de planos de ação pedagógicos, com foco nos anos iniciais, finais e ensino médio.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento e Normatização de Políticas Educacionais da Seed, Bruno Marcelo, o ciclo formativo é uma iniciativa contínua, estruturada em quatro etapas ao longo do ano, com a proposta de alinhar as práticas pedagógicas e incentivar a troca de experiências entre os coordenadores escolares.

“O ciclo formativo tem como principal objetivo reverberar orientações pedagógicas e tratar de temas importantes para a educação do Estado. A intenção é que os pedagogos possam aplicar nas suas escolas o que é proposto aqui e também acompanhar os resultados desse trabalho”, conta Marcelo.
Além disso, ele pontua que há espaço para a socialização de práticas exitosas, promovendo uma rede colaborativa entre os profissionais participantes.
“Existe um momento em que os pedagogos compartilham ações que deram certo em suas escolas. Assim, outros profissionais podem se inspirar e adaptar essas ideias para seus contextos”, acrescentou o gestor.

Para Rodrigo Barbosa Bastos, coordenador pedagógico da Escola Estadual Santuário do Perpétuo Socorro, em Macapá, a formação representa um momento estratégico para alinhar as ações pedagógicas e aprimorar o trabalho desenvolvido nas unidades escolares.
“Esse primeiro ciclo formativo é importante para agregar o trabalho que deve ser exercido de modo coletivo entre os gestores e coordenadores, além do alinhamento com os professores”, destaca Barbosa.
De acordo com ele, a formação aborda aspectos fundamentais como os indicadores do SAEB e o desempenho no IDEB, com atenção especial às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
“A formação também trata do processo de reprovação, trazendo estratégias para podermos atuar de forma técnica e pedagógica, buscando diminuir esse índice e garantir uma educação de qualidade, considerando nossas particularidades regionais”, completa o pedagogo.

A expectativa da Seed é que os coordenadores saiam do encontro com subsídios práticos para elaborar e implementar planos de ação em suas escolas, promovendo um ensino mais eficiente e adaptado às necessidades dos alunos.
O ciclo formativo segue até o dia 10 de abril, com a programação do último dia sendo realizada de forma virtual, possibilitando a participação de coordenadores pedagógicos dos demais municípios. Ao longo do ano, outros três ciclos formativos estão previstos, cada um com temáticas específicas conforme os desafios e avanços da educação no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!