Governo do Estado promove ação social para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, em Macapá
Diversos atendimentos e serviços gratuitos foram ofertados gratuitamente nesta sexta-feira, 11, no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues.

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganharam uma manhã especial nesta sexta-feira, 11, com uma ação social realizada pelo Governo do Amapá no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues, em Macapá. O evento integra a programação da “Caravana Azul - Amapá de Inclusão” para celebrar o "Abril Azul", mês dedicado à conscientização sobre o autismo.
A programação ofertou atendimentos e serviços gratuitos à população, incluindo a emissão da carteira do TEA, CPF e cartão do SUS para pais e cuidadores de crianças com autismo, inscrições para programas sociais, entre outros, com o objetivo de promover a inclusão, o acolhimento e a cidadania para pessoas autistas e seus familiares.

“Hoje estamos dando continuidade à Caravana Azul com essa ação voltada aos autistas, seus familiares e comunidade, para garantir o acesso aos serviços necessários, como o cordão de girassol, marcação de consulta e atividades de esporte e lazer. É uma atuação conjunta de várias secretarias em benefício da população”, afirma a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ivone Conceição.
O evento também contou com corte de cabelo, sessões de massoterapia, oficinas de robótica, espaço lúdico para crianças e um planetário para despertar a curiosidade e o aprendizado. Além disso, foram realizadas rodas de conversa com especialistas e familiares para promover a troca de experiências e o apoio mútuo.

“Essas ações são voltadas para as famílias do Centro e principalmente para o público com autismo, por conta do Abril Azul, e são muito importantes porque destacam as lutas das pessoas com autismo, por mais inclusão social, em todas as esferas da sociedade”, explica a diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes.
A ação social foi preparada para atender cerca de 400 pessoas. Uma das que aproveitaram as oportunidades oferecidas foi a dona de casa Nei Borges, de 46 anos. Mãe do pequeno Arthur, de 6 anos, que passou a ser atendido no centro em fevereiro deste ano, ela aproveitou para tirar a Carteira do TEA.
“Vim tirar a carteirinha do meu filho e o atendimento foi muito rápido, muito satisfatório para mim. Ainda não tinha tido oportunidade e aproveitei para vir hoje. Achei muito importante, teve um bom acolhimento”, contou Nei.

Neste sábado, 12, os mesmos serviços serão ofertados no Centro de Referência Mundo Azul, em Santana.
A programação foi idealizada pela Seed e acontece em parceria com as secretarias de Estado da Juventude (Sejuv), da Ciência e Tecnologia (Setec), de Assistência Social (Seas) e de Saúde (Sesa). Além disso, também houve participação do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), do Sistema de Atendimento Integrado ao Cidadão (Siac/Super Fácil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!