Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABRIL AZUL

Governo do Estado promove ação social para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, em Macapá

Diversos atendimentos e serviços gratuitos foram ofertados gratuitamente nesta sexta-feira, 11, no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues.

Por Joyce Batista
11/04/2025 15h03
Ação social do Governo do Amapá oferta ações e serviço de cidadania e lazer

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganharam uma manhã especial nesta sexta-feira, 11, com uma ação social realizada pelo Governo do Amapá no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues, em Macapá. O evento integra a programação da “Caravana Azul - Amapá de Inclusão” para celebrar o "Abril Azul", mês dedicado à conscientização sobre o autismo.

A programação ofertou atendimentos e serviços gratuitos à população, incluindo a emissão da carteira do TEA, CPF e cartão do SUS para pais e cuidadores de crianças com autismo, inscrições para programas sociais, entre outros, com o objetivo de promover a inclusão, o acolhimento e a cidadania para pessoas autistas e seus familiares.

Secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seed, Ivone Conceição

“Hoje estamos dando continuidade à Caravana Azul com essa ação voltada aos autistas, seus familiares e comunidade, para garantir o acesso aos serviços necessários, como o cordão de girassol, marcação de consulta e atividades de esporte e lazer. É uma atuação conjunta de várias secretarias em benefício da população”, afirma a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ivone Conceição.

O evento também contou com corte de cabelo, sessões de massoterapia, oficinas de robótica, espaço lúdico para crianças e um planetário para despertar a curiosidade e o aprendizado. Além disso, foram realizadas rodas de conversa com especialistas e familiares para promover a troca de experiências e o apoio mútuo.

Diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes

“Essas ações são voltadas para as famílias do Centro e principalmente para o público com autismo, por conta do Abril Azul, e são muito importantes porque destacam as lutas das pessoas com autismo, por mais inclusão social, em todas as esferas da sociedade”, explica a diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes.

A ação social foi preparada para atender cerca de 400 pessoas. Uma das que aproveitaram as oportunidades oferecidas foi a dona de casa Nei Borges, de 46 anos. Mãe do pequeno Arthur, de 6 anos, que passou a ser atendido no centro em fevereiro deste ano, ela aproveitou para tirar a Carteira do TEA.

“Vim tirar a carteirinha do meu filho e o atendimento foi muito rápido, muito satisfatório para mim. Ainda não tinha tido oportunidade e aproveitei para vir hoje. Achei muito importante, teve um bom acolhimento”, contou Nei.

Dona de casa Nei Borges, de 46 anos

Neste sábado, 12, os mesmos serviços serão ofertados no Centro de Referência Mundo Azul, em Santana.

A programação foi idealizada pela Seed e acontece em parceria com as secretarias de Estado da Juventude (Sejuv), da Ciência e Tecnologia (Setec), de Assistência Social (Seas) e de Saúde (Sesa). Além disso, também houve participação do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), do Sistema de Atendimento Integrado ao Cidadão (Siac/Super Fácil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação