Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVOS PROFISSIONAIS FORMADOS

‘Apesar de todas as dificuldades, consegui vencer’, diz formanda da Ueap em cerimônia de outorga de 101 acadêmicos

Márcia Oliveira, estudante com deficiência visual e agora formanda em pedagogia pela universidade, foi uma das acadêmicas outorgadas de 12 cursos ofertados pela instituição.

Por Luan Rodrigues
11/04/2025 17h01
Márcia venceu as dificuldades e foi uma dos 101 estudantes outorgados pela Ueap na Cerimônia de Formatura

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) celebrou nesta quinta-feira, 10, a formação de 101 novos profissionais, concluintes de 12 cursos ofertados no Campus Macapá. A cerimônia de outorga foi realizada em um espaço de eventos, no bairro do Beirol, e marcou o encerramento da trajetória dos acadêmicos na universidade.

Uma das formadas foi Márcia Oliveira, do curso de Pedagogia. A aluna tem deficiência visual e agora deseja contribuir com a sociedade com a alfabetização em Braile, retribuindo para outros estudantes o suporte que recebeu ao longo de toda sua trajetória escolar. A formanda se disse grata por todo apoio da Ueap para que ela pudesse superar os desafios enfrentados na universidade.

“Eu agradeço a toda a equipe da Ueap, principalmente da Uei (Unidade de Educação Inclusiva) que me atenderam, me acolheram e me deram todo o suporte que eu precisava. Apesar de todas as dificuldades, consegui vencer. E hoje estou aqui formando ao lado da minha família e muito feliz”, celebrou Márcia.

Alunos de 12 cursos se formaram nesta quinta-feira, 10

Foram formados acadêmicos das turmas dos cursos de Engenharias de Pesca, Produção, Florestal, Ambiental e Química. Além de licenciaturas em Ciências Naturais, Química, Música, Filosofia, Matemática, Pedagogia e Letras, este último sendo o curso com o maior número de outorgados, 17 no total.

Kátia Paulino, reitora da Ueap (ao centro)

“Temos a enorme satisfação de oferecer a sociedade mais de cem profissionais, formados com um ensino superior de excelência e que agora vão carregar, com enorme prazer, o nome da nossa instituição consigo, eternamente”, destacou a reitora da Ueap, Katia Paulino.

Outro estudante que teve que enfrentar obstáculos para conseguir seu esperado diploma, foi Anderson Almeida, que se mudou de Laranjal do Jari para a capital, para realizar o sonho de estudar Engenharia de Produção. Ele reconhece que se manter em Macapá não foi fácil, mas agora acredita que todo esforço foi recompensado. 

Anderson Almeida e o tio Josenildo Santos

“Sou o primeiro formando um ensino superior na minha família, de parte de pai e mãe, então é uma felicidade muito imensa conquistar essa graduação”, revelou Almeida.

Como gesto de gratidão, Anderson escolheu seu tio Josenildo Santos para ser seu paraninfo e se dirigir com ele ao palco para receber a sua outorga. Seus tios ofereceram sua casa e deram todo o suporte necessário para que ele pudesse estudar. Para o familiar, foi uma alegria semelhante a de ver um de seus filhos se formando.

Diplomas entregues na hora

A Ueap é uma das poucas instituições de ensino do Brasil que permitem que os estudantes retirem seus diplomas já no dia de sua outorga. Isso permite que os alunos deem celeridade em processos subsequentes, como uma eventual aprovação em concurso público.

Os alunos outorgados em Macapá, somar-se-ão aos quatro formandos de Engenharia Agronômica do Campus Território dos Lagos, que celebrarão suas conclusões dos cursos no dia 27 de abril, na Câmara de Vereadores do município de Amapá.

Entrega dos diplomas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação