Governo do Amapá e Ministério da Saúde alinham campanhas de vacinação em áreas indígenas do município de Oiapoque
Durante o encontro, o DSEI e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) apresentaram propostas para melhorar a cobertura vacinal nos territórios.

O Governo do Amapá e o Ministério da Saúde (MS) debateram em reunião a elaboração de um planejamento estratégico para aumentar a cobertura vacinal nos territórios indígenas do município de Oiapoque, no extremo Norte do país, a cerca de 580 km de Macapá.
Durante o encontro, realizado no sábado, 12, o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI) também apresentou demandas necessárias para melhorar os espaços de atendimento dentro das aldeias e solicitou mais médicos, técnicos e enfermeiros.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) garantiu que vai reforçar a assistência já ofertada e o representante do Programa Nacional de Imunização (PNI) se comprometeu em levar as demandas para o Ministério da Saúde e priorizar as solicitações.
“Para o PNI, é muito importante estar nos territórios indígenas ouvindo as necessidades e avanços nas coberturas vacinais. A gente vai adequar e reforçar o atendimento conforme as particularidades de cada etnia”, disse Eder Gatti Fernandes, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações.

De acordo com a SVS, todo tipo de doença é monitorada nas áreas indígenas e são colocados em prática planos de assistência específicos com campanhas de vacinação. Atualmente, covid e síndromes gripais são as doenças que mais afetam os povos originários da região.
No encontro, a superintendente em exercício da SVS, Melissa Carvalho enfatizou o trabalho intensivo que é realizado pelo órgão no Amapá dando todo o suporte nas áreas de Vigilância Epidemiológica, priorizando principalmente a vacinação nos 16 municípios do estado, com a população indígena dentro das metas estabelecidas pelo Governo do Estado, garantindo o apoio necessário para as tribos.

“A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá cumpre o dever de zelar pela saúde da população, oferecendo todo o apoio necessário em diversas áreas epidemiológicas. A vacinação é um dos nossos principais carros chefes que garante a saúde das pessoas, os indígenas, estão inseridos nas ações de imunização desenvolvidas pelo órgão. Todas as demandas solicitadas serão atendidas.” enfatizou Melissa.
A vacinação indígena é uma ação universal, tendo em vista que abrange toda a população e está disponível em todos os DSEIs. Sua operacionalização nas áreas de difícil acesso é complexa, não apenas devido a fatores como diversidade cultural e dispersão geográfica, mas também à necessidade de acondicionamento, conservação e transporte, em condições especiais, dos imunobiológicos.
A ideia é intensificar a imunização da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil (10 a 49 anos) e idosos, que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas também definirão quais as áreas prioritárias de suas regiões.

De acordo com a coordenadora da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Simone Karipuna, as comunidades indígenas são contempladas anualmente com as campanhas de vacinação realizadas no Amapá, os índios se preocupam com a saúde e não recusam a imunização.
A coordenadora agradeceu a presença do representante do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Oiapoque que se mostrou disposto a ofertar todo o suporte necessário para melhorar as coberturas vacinais, entre outras demandas solicitadas no encontro.

“A vacinação é uma das nossas principais prioridades para evitar surtos de doenças imunopreveníveis nos territórios habitados pelos indígenas, eles não recusam a imunização. Ficamos gratos pela presença do coordenador do PNI em Oiapoque que garantiu disponibilizar suporte para melhorar o serviço de atenção básica e a SVS que sempre está conosco nas ações e campanhas ", pontuou Simone Karipuna.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!