Governo do Amapá participa do 2º Fórum Mulher no Esporte realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil no Rio de Janeiro
Evento, que reuniu atletas, gestoras, dirigentes e especialistas, destaca a importância da representatividade feminina em todos os níveis esportivos.

O Governo do Amapá marcou presença no 2º Fórum Mulher no Esporte, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O evento, nesta terça-feira, 15, reuniu atletas, gestoras, dirigentes e especialistas para debater o papel da mulher no movimento olímpico, indo além da participação competitiva.
Com o tema central voltado para o fortalecimento da presença feminina nas comissões técnicas e na gestão esportiva, o fórum celebrou os avanços conquistados, como o recorde de participação de atletas mulheres nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e debateu os desafios que ainda persistem para alcançar a equidade de gênero no esporte.

A secretária do Desporto e Lazer do Amapá, Cibely Peixoto, destacou a importância do evento como um espaço de escuta, troca de experiências e inspiração para políticas públicas mais inclusivas e igualitárias no esporte.

“Participar deste fórum é uma oportunidade valiosa para fortalecer nosso compromisso com a equidade de gênero no esporte em todos os níveis. Estamos empenhados em criar políticas públicas que garantam a presença feminina em todos os níveis, desde a base até a gestão, promovendo um ambiente esportivo mais justo e representativo para todos”, enfatizou a secretária da Sedel, Cibely Peixoto.
Durante o fórum, a medalhista olímpica Yane Marques, atual vice-presidente do COB, reforçou o papel da mulher na gestão esportiva e a capacitação para ocupação de cargos estratégicos em todos os setores.

“Este é um momento para fortalecer o movimento pela equidade de gênero no esporte, dando visibilidade à presença da mulher em todas as frentes, na liderança, gestão, performance, como técnicas e atletas. É um espaço plural, diverso e necessário. E pela primeira vez na história, temos uma mulher na vice-presidência do Comitê Olímpico do Brasil, um marco que carrega grande simbolismo, mas também uma enorme responsabilidade. Que possamos honrar essa oportunidade com compromisso, preparo e sensibilidade, ocupando os espaços que nos cabem com competência e propósito”, celebrou a vice-presidente do COB.
Reconhecimento
O evento também contou com homenagens como a entrega do Prêmio Melânia Luz, um reconhecimento a mulheres que se destacam e fazem a diferença no cenário esportivo brasileiro. As agraciadas desta edição foram a renomada nadadora olímpica Joanna Maranhão e a velocista medalhista olímpica Rosângela Santos, cujas trajetórias inspiradoras foram celebradas e reconhecidas pelo COB.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!