Formandos exaltam curso inédito no Amapá da Força Nacional, promovido pelo Governo do Estado e Ministério da Justiça
A capacitação de 21 dias, com carga horária de 150 horas/aulas, contou com 34 policiais militares, 32 bombeiros militares e 16 policiais civis.

Uma cerimônia, nesta quarta-feira, 16, marcou a formatura de 82 agentes da Segurança Pública que concluíram o "Curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento (INC/Regular)" da Força Nacional , inédito no Amapá, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Justiça. O evento aconteceu no auditória do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), em Macapá.
Todo o processo de treinamento intensivo durou 21 dias, com uma carga horária total de 150 horas/aulas, sendo conduzido por 37 docentes do Amapá e 22 da Força Nacional. A qualificação contou com 34 policiais militares, 32 bombeiros militares e 16 policiais civis.


"Cem por cento dos concludentes estão aptos e preparados para o que foram capacitados, se houver interesse da administração pública, tanto do Amapá, como do Governo Federal, esses 80 alunos estão habilitados para operar nas missões da Diretoria da Força Nacional", afirmou o capitão Kleyston Nunes, coordenador do Curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento (INC).
Entre os concluintes do curso está a agente da Polícia Civil do Amapá (PC-AP), Nashya Ribeiro, única mulher da corporação a participar do certame. A policial conta com entusiasmo a experiência vivida e a honra em poder servir, com mais expertise, a sociedade amapaense e de todo o Brasil.

"É uma satisfação imensa ter participado de um evento que contemplou o nosso estado pela primeira vez. Um curso que buscou integrar as forças de segurança do Amapá, para que cada um conhecesse melhor a atividade da outra instituição, nivelando, trocando experiências, agregando para o servidor público um currículo melhor em prol da sociedade. Estamos aptos a atuar no Brasil como apoio à Força Nacional. É uma realização pessoal. Estou há pouco tempo na instituição, apenas cinco anos, e extremamente feliz em ter participado dessa instrução para poder dar o retorno para a sociedade, que é o que esperamos como agente de segurança pública", comemorou Nashya.

Outra representante feminina no curso foi a soldado da Polícia Militar (PM-AP), Tainá Feijão que também pontuou a importância de servir e proteger a população: "Estamos concluindo a 102ª INC da Força Nacional, da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e para todos nós é gratificante porque ele traz conhecimentos a nível nacional, para que possamos atuar e trabalhar em prol da população da melhor forma possível", disse a militar.
Atuando pelo Corpo de Bombeiros, o cabo Diego Roque, agradeceu a oportunidade de alavancar e aprimorar os conhecimentos que impulsionam a carreira de todos que se formaram na INC da Força Nacional.

"Este é um curso de extrema importância para o Amapá, tendo em vista que é o primeiro realizado no estado, uma capacitação inédita que nos foi oportunizado em nossa região. Quem ganha com isso não somos apenas nós formandos, mas toda a população amapaense, que terá militares ainda mais capacitados para atuar nas missões em defesa da sociedade", pontuou o cabo.
Força Nacional
O trabalho da Força Nacional do Brasil consiste na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio, em emergências e calamidades públicas. A FN é composta por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia com atuação em todo o território nacional mediante autorização do Ministério da Justiça.

De acordo com o Ministério da Justiça, em 2024, a atuação da Força Nacional se deu em diferentes frentes de trabalho, como: na proteção de povos e terras indígenas, na preservação ambiental, no policiamento ostensivo, no combate a incêndios, na segurança de fronteiras, no apoio à Polícia Judiciária, na assistência humanitária e em atividades periciais.
Dados do MJ do ano passado, mostram que foram conduzidas 80 operações em todo o Brasil, com apreensão de mais de 10 toneladas de drogas. Houve ainda a apreensão de 22, 7 mil toneladas de minério de ferro, 1,1 mil unidades de munição, entre outras ações.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!