'Garante segurança para evitar acidentes’, diz enfermeiro sobre treinamento em unidades de saúde do Governo do Amapá
Odilsson Rocha Alves vê no momento proporcionado pela Secretaria de Saúde a oportunidade de aprender novas teorias e ensinamentos que surgem na área.

O Governo do Amapá realiza nesta segunda, 28, terça-feira, 29, palestras educativas e dinâmicas para as equipes multiprofissionais do Hospital de Emergência (HE) e do Hospital de Clínicas Dr. Aberto Lima (Hcal) voltados para a segurança dos pacientes atendidos e internados nas unidades de saúde.
A programação é realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), das 13h às 17h, e volta a ocorrer no dia 6 de maio. A ação também aconteceu na sexta-feira, 25, e um dos participantes foi o enfermeiro e professor, Odilsson Rocha Alves.
O servidor acompanhou a profissionalização coordenada pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps). Ele trabalha como enfermeiro há 19 anos, e informou que sempre gosta de aproveitar para inovar e aprender novas teorias que surgem na área da saúde.

“Com o passar do tempo as teorias vão mudando e a gente tem novas coisas a aprender, então é importante se atualizar com tudo que vai acontecendo no dia a dia dentro do hospital”, analisou Alves.
O objetivo do treinamento é evitar acidentes e piora do quadro clínico da população atendida na rede de saúde, e faz parte do Abril Verde, mês alusivo a campanha de conscientização e combate aos acidentes no ambiente de trabalho. O professor e enfermeiro detalhou como o treinamento colabora com seu trabalho junto de uma equipe multiprofissional.

“A capacitação garante segurança para evitar com que muitos pacientes sofram acidentes, tanto caindo da cama, escorregando no banheiro, quanto em alguma movimentação durante a transição da maca para a cadeira ou para o leito. Se os profissionais estiverem capacitados para que esses acidentes não aconteçam, vai ser bem melhor para a recuperação do paciente e para que os funcionários tenham êxodo nos seus trabalhos”, explicou o enfermeiro.
O papel dos multiprofissionais é reunir diferentes especialidades e garantir a recuperação do quadro de saúde do paciente. Uma equipe pode ser composta por médico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e serviços gerais, sendo cada área indispensável no tratamento de pessoas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!