Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE BUCAL

Governo do Amapá encerra edição especial do projeto 'Mais Sorriso Azul' com dia recreativo para crianças autistas em Santana

Sorrisos, acolhimento e cuidado marcaram a semana de saúde bucal para crianças autistas no Centro Mundo Azul.

Por Roberta Corrêa
27/04/2025 11h03
Além dos atendimentos odontológicos a ação levou diversão para as crianças e seus familiares

Com cinco dias de atividades, a edição especial do projeto "Mais Sorriso Azul" levou atendimento odontológico especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas pelo Centro de Referência em Autismo – Mundo Azul, no município de Santana. A ação iniciou no dia 22 e foi encerrada neste sábado, 26, com um dia de recreação e 488 procedimentos dentários realizados com sucesso.

Utilizando duas unidades móveis equipadas, a ação beneficiou 120 crianças e jovens, com consultas nos turnos da manhã e tarde. O projeto contou com profissionais especialistas em atendimento a crianças autistas, garantindo um ambiente acolhedor para os pequenos e seus responsáveis. 

Ação beneficiou 120 crianças e jovens com vários procedimentos odontológicos

A coordenadora do programa Mais Sorriso, Dra. Priscilla Flores explicou a importância de realizar os atendimentos em um espaço conhecido pelas crianças.

"Essa iniciativa foi idealizada juntamente com o Governo do Estado e, aproveitando as ações do Mês Azul, organizamos essa ação dentro do Centro, pois foi de fundamental importância atender as crianças dentro do espaço que elas estão habituadas, com pessoas que elas já estão acostumadas", reforçou a coordenadora.

Dra. Priscilla Flores, coordenadora do programa Mais Sorriso

Entre os serviços ofertados estavam consultas odontológicas, restaurações, profilaxias, raspagens, extrações dentárias e entrega de kits de higiene bucal, que foram fornecidos pela parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), sempre respeitando as particularidades sensoriais e comportamentais de cada paciente. A odontóloga Tanagra Monte destacou o diferencial do atendimento.

"Esse tipo de atendimento inicia pela parte preventiva. As orientações para uma higiene bucal adequada são repassadas e vamos trabalhando com a peculiaridade de cada criança, pois cada uma tem um manejo diferente e temos todo esse cuidado para o manejo da consulta", explicou.

Odontóloga, Tanagra Monte (centro) destacou o atendimento diferenciado durante a ação

O atendimento humanizado foi essencial para casos como o de Derique Ravier, de 6 anos, filho mais novo de Celene Santos. Ela compartilhou sua experiência:

"Meu filho está conseguindo aos poucos essa interação com as pessoas, e na consulta ele resistiu um pouco, mas com a forma que as dentistas trataram ele, com bem calma, ele deixou. Agora vamos fazer a higiene bucal dele seguindo todas as orientações", relatou a mãe.

A mãe, Celene Santos levou o filho, Derique Ravier, 6 anos para participar da ação

Para muitas famílias, essa foi a primeira experiência dos filhos em uma consulta odontológica. Foi o caso de Lucilene Ferreira, mãe de Julian Lopes, de 8 anos.

"Nós viemos no primeiro dia da ação, ele fez restauração, mas na segunda consulta ele não deixou a dentista concluir o procedimento, ele ainda ficou um pouco, mas não teve jeito, ele quer voltar para o brinquedo", contou sorrindo.

Lucilene Ferreira, mãe de Julian Lopes, de 8 anos, que foi atendido durante o projeto em Santana

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Daniel Moraes, enfatizou a importância de manter a rotina do centro. 

"Durante todos os dias da ação, o centro funcionou normalmente, todas as atividades acontecendo, e isso foi fundamental para não quebrar a rotina do centro e das crianças", destacou. 

Dra. Priscilla Flores, coordenadora do Mais Sorriso e Daniel Moraes, coordenador de Saúde Bucal da Sesa

O ambiente da recepção foi preparado especialmente para as crianças, com brinquedos infláveis, pula-pula e futebol de sabão, oferecendo momentos de lazer paralelamente aos atendimentos.

A iniciativa integra o programa estadual Mais Sorriso, que já realiza atendimentos odontológicos em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas do estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde