'É importante para proteger os nossos direitos', afirma estudante sobre grêmio estudantil em debate promovido pelo Governo do Amapá
Maria Flor Campos Ribeiro, de 18 anos, é do 1° ano do ensino médio e destacou o instrumento para garantir um ambiente de respeito.

Alunos da Escola Estadual Nilton Balieiro Machado, em Macapá, participaram na terça-feira, 29 de abril, de um debate promovido pelo Governo do Amapá como parte do cronograma de mobilização para a formação e fortalecimento dos grêmios estudantis no estado. Durante o encontro, estudantes compartilharam experiências, opiniões e propostas para tornar o grêmio um instrumento mais atuante dentro das escolas.
A conversa contou com a presença de representantes das secretarias de Estado da Educação (Seed), Juventude (Sejuv), Mobilização e Participação Popular (Semopp) e do Ministério Público (MP-AP), que apresentaram as diretrizes da nova política de incentivo ao protagonismo juvenil.
Para Maria Flor Campos Ribeiro, de 18 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, o grêmio precisa ser mais representativo e ativo. Além disso, a estudante destaca que o movimento garante políticas educacionais que serve tanto para defender quanto para garantir direitos e a qualidade de ensino para os alunos no ambiente escolar.
“O Grêmio Estudantil é diálogo para entender as nossas necessidades enquanto alunos e defender pautas que são importantes para o nosso desenvolvimento e na infraestrutura escolar, é importante para proteger os nossos direitos”, pontuou a estudante.

Flor destacou ainda que a proposta apresentada pela Secretaria sobre o repasse financeiro mensal é positiva. Além disso, a reforçou que o grêmio deve atuar na defesa de pautas sensíveis e garantir um ambiente de respeito.
“O grêmio deveria ensinar os alunos que eles têm que respeitar o outro porque só assim conseguimos evoluir e manter um ambiente agradável para estudar”, acrescentou Maria Flor.

Já para Evellin Monique, de 17 anos, aluna do 3º ano e secretária do grêmio estudantil da escola, o grupo busca representar os interesses dos alunos por meio de atividades de lazer e ações educativas. Evellin também pontuou que o grêmio se envolve em pautas estruturais.
“A gente já fez torneios de futsal, vôlei e reuniões com representantes de turma. Também tentamos organizar uma palestra sobre respeito e inclusão, porque às vezes essa questão não ocorre muito na escola”, afirmou Evellin.

O cronograma de capacitação promovido pelo Governo do Amapá segue em outras escolas, com foco em alunos do ensino médio para demonstrar a importância da liderança estudantil, além da educação política a na mobilização de coletivos estudantis com espaços de participação ativa dos alunos na gestão escolar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!