'Mais Sorriso Azul' leva saúde bucal aos alunos do Centro Raimundo Nonato, na Zona Sul de Macapá
Ação do Governo do Amapá segue até sexta-feira, 9, e conta com dois consultórios móveis com capacidade para 24 atendimentos diários e uma equipe com 15 profissionais.

Com muito acolhimento e um cuidado especial, os jovens alunos do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, na Zona Sul de Macapá, receberam nesta segunda-feira, 5, atendimentos odontológicos do programa Mais Sorriso Azul, do Governo do Amapá. As consultas foram adaptadas, respeitando as necessidades de cada paciente.
A ação, que segue até sexta-feira, 9, conta com dois consultórios móveis com capacidade para 24 atendimentos diários e uma equipe com 15 profissionais. A expectativa é promover cerca de 120 procedimentos ao longo da semana. Entre os serviços oferecidos estão extração, limpeza, profilaxia, além de orientações e distribuição de kits de saúde bucal.

“A procura foi grande assim que comunicamos sobre a ação às famílias dos nossos alunos. Os responsáveis prontamente agendaram o atendimento e organizaram os horários. Ter o Mais Sorriso Azul aqui no centro é de fundamental importância para a saúde bucal deles, porque é um ambiente que eles já estão acostumados, facilitando o cuidado com eles", destacou Nilzete Mendes, diretora do Centro Raimundo Nonato.

Para muitas famílias, o acesso a esse tipo de atendimento especializado é um desafio constante. Como no caso de Francisca de Moura, mãe do jovem Françoa de Souza, de 23 anos, que frequenta o centro há 13 anos. Ela contou sobre a experiência traumática do filho com um atendimento odontológico anterior, e agradeceu por receber o serviço na escola, sem precisar mudar de ambiente.
“Quando meu filho era menor, precisei levá-lo a um dentista para retirar um dente. O procedimento foi feito à força, e ele ficou com muito medo. Desde então, trabalhamos muito para que ele aceitasse o atendimento e ter esse serviço aqui no centro facilita bastante a nossa vida”, relatou Francisca, que tem dedicação exclusiva ao filho.

Executado pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Mais Sorriso conta ainda com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Amapá e apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). A odontóloga Ligi Anne Ribeiro explicou como é o processo de adaptação para pacientes com necessidades especiais. Antes da consulta, os pacientes são preparados,

"Cada paciente tem suas particularidades, e por isso fazemos um treinamento inicial para prepará-los. Ensinamos a abertura da boca, a posição na cadeira do dentista e celebramos cada etapa conquistada, pois ajuda a criar confiança entre o paciente e a equipe", explicou Ligi Anne.
Esse treinamento personalizado tem mostrado bons resultados, proporcionando um ambiente mais tranquilo para os pacientes e permitindo que eles se sintam mais à vontade durante o atendimento.
O jovem Fernando Natividade, de 19 anos, foi com a avó Marivalda Corrêa, que sempre o incentiva. A cada atendimento que o neto permite ser realizado, ela celebra e o chama de "campeão".
"Sempre digo para ele que, ao aceitar o tratamento, ele se torna um campeão. Essa motivação é essencial para que ele se sinta seguro e confiante durante o atendimento odontológico", contou Marivalda.

O coordenador de Saúde Bucal da Sesa, Daniel Moraes, destaca que o programa Mais Sorriso Azul tem mostrado o impacto positivo de uma abordagem inclusiva e adaptada para pessoas com necessidades especiais. Além do Centro Raimundo Nonato, em abril a ação também atendeu as crianças do Centro Mundo Azul, em Santana.
O programa não apenas oferece cuidados odontológicos de qualidade, mas também fortalece os laços de confiança entre profissionais e familiares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desses alunos.

“A ação do programa é focada no autismo, mas no caso do Centro Raimundo Nonato, fomos além, recebendo também pacientes com deficiências. Dessa forma, conseguimos expandir o objetivo do projeto, ampliando os atendimentos e proporcionando, em muitos casos, a primeira vez em uma consulta odontológica, incentivando o acompanhamento permanente", explica o coordenador.
Com ações como essa, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com a inclusão e o acesso universal a serviços de saúde, buscando garantir que todos, independentemente das suas necessidades, tenham direito a um atendimento digno e humanizado.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!