'Hoje ele deixou cuidar do sorriso dele', diz irmã de aluno do Centro Raimundo Nonato sobre ação Mais Sorriso Azul em Macapá
Jeoviane Almeida levou o irmão, Josivam, para a consulta odontológica e se surpreendeu com o acolhimento e atendimento especializado do programa do Governo do Amapá.

Com carinho, paciência e uma equipe especializada, o programa Mais Sorriso Azul está transformando a rotina de saúde bucal dos alunos do Centro Raimundo Nonato, na Zona Sul de Macapá. A ação do Governo do Amapá segue até sexta-feira, 9, levando atendimento odontológico gratuito e adaptado a crianças, jovens e adultos com deficiências.
O diferencial do Mais Sorriso Azul está no atendimento inclusivo e humanizado. Cada paciente é acolhido de acordo com suas particularidades, com respeito ao tempo de cada um. Para muitas famílias, é a primeira vez que um serviço odontológico acontece de forma tranquila.

Foi o que emocionou Jeoviane Almeida, irmã de Josivam dos Santos Almeida, aluno do centro.
"Hoje ele deixou cuidar do sorriso dele. Eu já levei meu irmão ao dentista outras vezes, mas ele nunca deixava fazer muita coisa. Dessa vez foi diferente. Com carinho, a equipe do Mais Sorriso Azul conseguiu atender ele direitinho, e fazer até uma extração e ele ficou super tranquilo. Foi emocionante pra mim. A equipe foi maravilhosa", destacou Jeoviane.

Do lado de fora do centro, nos dois consultórios móveis o movimento é constante. Lá dentro, até 24 atendimentos são realizados por dia, com uma equipe com 15 profissionais. A expectativa é realizar cerca de 120 procedimentos até sexta-feira, entre extrações, limpezas, profilaxia, orientações de escovação e entrega de kits de higiene bucal.
“Eles têm uma técnica, um cuidado especial. É muito importante ter esse atendimento especializado para nossas crianças. O Benjamin já está acostumado, mas ainda tem receio. Mesmo assim, foi acolhido com carinho e conseguiu fazer a reavaliação", contou Sirlene Hage, mãe de Benjamin Zayan, de 12 anos.

Ela conta que o filho já faz acompanhamento odontológico regular, mas aproveitou a ação para reforçar os cuidados. O pai de Benjamin, Armando Lima acompanhou de perto todo o atendimento.
O Mais Sorriso reforça o compromisso do Governo do Amapá com a inclusão e o acesso universal à saúde bucal. Além do Centro Raimundo Nonato, o programa também atendeu, em abril, os alunos do Centro Mundo Azul, em Santana.

A ação é focada no autismo, mas no caso do Centro Raimundo Nonato, o projeto se estendeu também a pacientes com outras deficiências. Em muitos casos, é a primeira vez que a criança ou jovem passa por uma consulta odontológica. Isso incentiva o cuidado contínuo com a saúde bucal.

O pintor Augusto César é pai do pequeno Arthur, de 3 anos de idade. Ele viu na ação uma oportunidade única para o filho cuidar da saúde bucal.
"É a primeira vez dele aqui e achei tudo muito interessante. Ele já passou por avaliação, recebeu orientação de escovação e agora vai ser atendido. Hoje ele estava tranquilo, isso ajudou muito. Esse tipo de cuidado contribui muito pro desenvolvimento dele", ressaltou o pai.
O sentimento de acolhimento e superação também tocou Rodrigo dos Santos Gomes, que acompanhou o irmão Bruno, de 29 anos, que é autista não verbal.

"Ele poderia se agitar, mas surpreendeu a todos, ficou tranquilo, deixou fazer a anestesia e o procedimento. Foi gratificante ver. A equipe teve muito cuidado. Eu como irmão, me senti acolhido também, foi um momento importante para a nossa família", contou Gomes.
Para famílias como essas, o acesso a um atendimento especializado é um desafio constante. Por isso, ações como o Mais Sorriso Azul não apenas promovem saúde, mas também fortalecem vínculos, promovem dignidade e constroem confiança.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!