Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Governo do Amapá realiza capacitação de piscicultura básica para produtores familiares de Mazagão e Tartarugalzinho

A atividade é coordenada pela Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepaq), e visa fortalecer a cadeia produtiva da criação de peixes em tanque com conteúdos técnicos práticos.

Por Weverton Façanha
09/05/2025 14h00

Colaboração de Cimone Pedrosa/Sepaq

Durante a capacitação, os produtores rurais receberam conteúdos teóricos e práticos

O Governo do Amapá realiza até esta sexta-feira, 9, o curso de piscicultura básica nas comunidades de rurais de São Lázaro, em Mazagão, e Entre Rios, de Tartarugalzinho.  A formação iniciou na segunda-feira, 5, e tem como objetivo qualificar pequenos produtores, estimular o desenvolvimento sustentável e ampliar oportunidades de renda no interior do estado.

A atividade é coordenada pela Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepaq) e visa fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura, a criação de peixes em tanques, com conteúdos técnicos práticos diretamente no campo. A capacitação possui carga horária de 20 horas/aulas, sendo conduzida por uma equipe de profissionais da Sepaq.

“Temos o compromisso de orientar e acompanhar o produtor até que ele consiga aplicar esse conhecimento no dia a dia de cultivo. Em nosso trabalho regularmente estamos nas áreas produtivas para aferição da qualidade da água, orientações e apoio técnico. Esse acompanhamento é fundamental para garantir que o conhecimento vire resultado”, destacou a coordenadora de aquicultura da Sepaq, Euleny Pereira.

O curso envolve ainda auxilio para que o próprio produtor realize algumas análises básicas da piscicultura.
Agricultor Manoel Juscelino Silva dialogou com a Sepaq para levar o curso para Mazagão

O curso em Mazagão reuniu 19 produtores familiares, dentre eles, o agricultor Manoel Juscelino Silva, que falou sobre a importância da capacitação para os produtores locais. 

“Eu já tinha muito interesse em saber mais sobre a piscicultura, mas nunca tive acesso a esse tipo de formação. Com muito esforço fui até a secretaria, pedi que viessem até a nossa comunidade, e eles prontamente se disponibilizaram. Foi um momento de muito aprendizado. A equipe foi atenciosa, e agora me sinto mais preparado para iniciar minha criação”, relatou Silva.

Já na comunidade de Entre Rios, a capacitação atendeu 18 produtores e o curso seguiu os mesmos moldes das demais capacitações em outras localidades, com o diferencial de uma oficina sobre o uso da sonda multiparâmetro, essencial para análise da qualidade da água em viveiros.

Formação

O oficina de piscicultura básica faz parte de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), que visa expandir a oferta de cursos no estado. Produtores das comunidades de Anauerapucu, em Santana, e Farinha Seca, em Macapá, também já receberam as capacitações.

Em 2024, dezenas de formações como essa foram realizadas em várias regiões do Amapá, alcançando centenas de produtores em todo o estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!