Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

‘Mesa-SUS’ realiza nova reunião e avança em propostas de valorização para servidores da saúde no Amapá

Dentre os assuntos tratados com o Governo do Amapá está o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a escolha do secretário-geral do Pleno e data-base 2025.

Por Júnior Nery
09/05/2025 17h00
Mesa-SUS volta a se reunir, desta vez, para tratar sobre o PCCS, reajuste pela data-base e eleger o novo secretário-geral do Pleno

O Pleno da Mesa de Negociação Permanente da Saúde (Mesa-SUS) voltou a se reunir no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Macapá. O encontro ocorreu na última quarta-feira, 8, e contou com a participação dos 18 membros que compõem o colegiado: nove representantes do Governo do Amapá e nove dirigentes sindicais da área da saúde.

A principal pauta foi a aprovação da ata da reunião anterior, realizada em abril, que tratou sobre Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além da entrega formal da proposta de reajuste salarial para o ano-base de 2025 e a eleição do novo secretário-geral do colegiado.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Sesa, Paulo Dias, que preside o Mesa-SUS, a reunião foi produtiva e ocorreu sem intercorrências, reafirmando o compromisso da gestão de manter o diálogo constante e a valorização dos servidores da saúde. 

“Além do PCCS, que está sob análise da Secretaria de Estado da Administração (Sead), recebemos também a planilha, com proposta de percentuais de reajuste salarial elaborada pelos sindicatos, pela bata-base deste ano. O documento foi analisado, debatido e aprovado pelo Pleno. Agora, será encaminhado à Sead para a realização do estudo de impacto orçamentário e apresentado ao pleno em outro momento”, explicou Dias.

Principal pauta da reunião foi o  Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)

Uma nova reunião está prevista para a próxima quarta-feira, 14, quando a equipe técnica da Sead apresentará ao Mesa-SUS os resultados da análise de viabilidade financeira das propostas apresentada pelos sindicalistas.

Durante a reunião, também foi eleito o novo secretário-geral do Pleno: Kliger Campos, que preside o Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores da Saúde do Amapá (Sindsaúde). A escolha simboliza um avanço no diálogo entre o Governo do Amapá e os servidores, fortalecendo a representatividade dos trabalhadores nas decisões estratégicas da saúde pública estadual.

À esquerda, Kliger Campos, presidente do Sindsaúde, foi eleito secretário-geral da Mesa-SUS

Composição da Mesa-SUS

A Mesa-SUS é composta por gestores de diversos órgãos estaduais, como das secretarias de Estado da Adminitração; Planejamento (Seplan), Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Escola de Saúde Pública (ESP), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Amapá Previdência (Amprev) e Conselho Regional de Enfermagem (Creap).

Do lado dos trabalhadores, participam os sindicatos de Enfermagem e Trabalhadores da Saúde do Amapá (Sindsaúde); dos Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Auxiliares de Fisioterapia e Auxiliares de Terapia Ocupacional (Sinfito); dos Nutricionistas (Sindnut); de Farmacêuticos (Sinfar); de Odontologia (Sinodonto); dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal (Sinttasb), da Rede de Urgência e Emergência (Sindueap), e dos Servidores Públicos Federais e Civis da Saúde do Amapá (Sindsepus).

O avanço nas tratativas sobre o PCCS e o reajuste salarial demonstra o compromisso das partes em garantir melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais da saúde, que desempenham papel essencial na rede pública estadual. A expectativa é que, com o apoio da gestão estadual e demais órgãos envolvidos, as propostas ganhem forma concreta nas próximas etapas de negociação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde