Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO RURAL

Governo do Amapá faz entrega de arranjo produtivo para criadores de suínos, em Macapá

Ao todo, 10 famílias foram contempladas no Quilombo do Rosa, distante 24 quilômetros da capital.

Por Alice Palmerim
10/05/2025 17h41
Iniciativa integra os projetos da agricultura familiar em todos os 16 municípios do estado

O Governo do Estado realizou neste sábado, 10, a entrega do 'Arranjo de Suinocultura' que integra o programa "Amapá Mais Produtivo" da safra 2024/2025, para famílias do Quilombo do Rosa, distante 24 quilômetros de Macapá. 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), integra os projetos da agricultura familiar em todos os 16 municípios do estado, com objetivo de fomentar a economia e o desenvolvimento dos produtores locais, com acesso à tecnologia inovadora e sustentável para aprimorar a produção e o manejo.

Com o investimento de R$ 750 mil, o projeto inclui a construção de pocilgas com cinco baias, cinco porcos, sendo um macho e quatro fêmeas, ração e milho, além de qualificação profissional realizada por técnicos da SDR para os produtores. 

Ao todo, 10 famílias foram contempladas com locais para suinocultura
Foram entregues cinco animais para cada produtor, sendo um macho e quatro fêmeas

Secretária da SDR, Beatriz Barros destacou o compromisso do Governo do Estado com o trabalhador do campo, com setor primário e com o aumento da cadeia produtiva. 

Secretária da SDR, Beatriz Barros

"O governador Clécio tem sido muito pontual na construção das políticas públicas para o desenvolvimento agrícola no Amapá, não apenas com a entrega desse arranjo produtivo e de material, mas também estamos falando dos subsídios que vêm com isso, que é a extensão rural, o acompanhamento, a assistência técnica, além da promoção do crédito rural para que o pequeno agricultor se desenvolva”, destacou a secretária. 

É a primeira vez que famílias lideradas por mulheres recebem o benefício, como disse a presidente do Quilombo do Rosa, Joelma Menezes. 

Presidente do Quilombo do Rosa, Joelma Menezes

“São 10 famílias, sendo cinco lideradas por homens, e cinco por mulheres aqui dentro do quilombo. É muito boa essa iniciativa, porque vai ajudar na melhoria da produção e na renda de cada familiar. E a ideia é dar continuidade, para virem outros programas e outras famílias sejam contempladas, porque é fundamental que todos tenham acesso a esses benefícios”, ressaltou a presidente.  

O Quilombo do Rosa possui 45 famílias, que tem como base de sustentação o cultivo da mandioca e seus derivados. Uma das contempladas foi a família de cinco pessoas da agente de saúde, Jocilene Menezes Ester, de 44 anos. 

"Foi ótima essa iniciativa que vem beneficiar a gente. É um olhar diferente de criação de porcos, porque antes criávamos porcos soltos, e agora temos orientação de como criar, vacinação, cuidados, manejo e também orientações para revenda”, disse Jocilene.

Contemplada pelo projeto, Jocilene Menezes

Estiveram presentes o secretário Álvaro Cavalcante, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Kelson de Freitas, da Secretaria de Governo do Amapá (Segov), e a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Feppir - Fundação Marabaixo), Josilana Santos. 

Diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos

“O Governo do Estado sai mais uma vez na frente, com o trabalho da efetivação de direitos dos povos tradicionais, garantindo políticas públicas afirmativas com equidade, a partir de uma gestão transversal. É uma grande ação coordenada pela SDR com atuação da Diagro, Rurap e também com a Fundação Marabaixo, mostrando a união e comprometimento com as necessidades e diversidade de cada território”, ressaltou a diretora-presidente. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!