Governo do Amapá faz entrega de arranjo produtivo para criadores de suínos, em Macapá
Ao todo, 10 famílias foram contempladas no Quilombo do Rosa, distante 24 quilômetros da capital.

O Governo do Estado realizou neste sábado, 10, a entrega do 'Arranjo de Suinocultura' que integra o programa "Amapá Mais Produtivo" da safra 2024/2025, para famílias do Quilombo do Rosa, distante 24 quilômetros de Macapá.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), integra os projetos da agricultura familiar em todos os 16 municípios do estado, com objetivo de fomentar a economia e o desenvolvimento dos produtores locais, com acesso à tecnologia inovadora e sustentável para aprimorar a produção e o manejo.
Com o investimento de R$ 750 mil, o projeto inclui a construção de pocilgas com cinco baias, cinco porcos, sendo um macho e quatro fêmeas, ração e milho, além de qualificação profissional realizada por técnicos da SDR para os produtores.


Secretária da SDR, Beatriz Barros destacou o compromisso do Governo do Estado com o trabalhador do campo, com setor primário e com o aumento da cadeia produtiva.

"O governador Clécio tem sido muito pontual na construção das políticas públicas para o desenvolvimento agrícola no Amapá, não apenas com a entrega desse arranjo produtivo e de material, mas também estamos falando dos subsídios que vêm com isso, que é a extensão rural, o acompanhamento, a assistência técnica, além da promoção do crédito rural para que o pequeno agricultor se desenvolva”, destacou a secretária.
É a primeira vez que famílias lideradas por mulheres recebem o benefício, como disse a presidente do Quilombo do Rosa, Joelma Menezes.

“São 10 famílias, sendo cinco lideradas por homens, e cinco por mulheres aqui dentro do quilombo. É muito boa essa iniciativa, porque vai ajudar na melhoria da produção e na renda de cada familiar. E a ideia é dar continuidade, para virem outros programas e outras famílias sejam contempladas, porque é fundamental que todos tenham acesso a esses benefícios”, ressaltou a presidente.
O Quilombo do Rosa possui 45 famílias, que tem como base de sustentação o cultivo da mandioca e seus derivados. Uma das contempladas foi a família de cinco pessoas da agente de saúde, Jocilene Menezes Ester, de 44 anos.
"Foi ótima essa iniciativa que vem beneficiar a gente. É um olhar diferente de criação de porcos, porque antes criávamos porcos soltos, e agora temos orientação de como criar, vacinação, cuidados, manejo e também orientações para revenda”, disse Jocilene.

Estiveram presentes o secretário Álvaro Cavalcante, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Kelson de Freitas, da Secretaria de Governo do Amapá (Segov), e a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Feppir - Fundação Marabaixo), Josilana Santos.

“O Governo do Estado sai mais uma vez na frente, com o trabalho da efetivação de direitos dos povos tradicionais, garantindo políticas públicas afirmativas com equidade, a partir de uma gestão transversal. É uma grande ação coordenada pela SDR com atuação da Diagro, Rurap e também com a Fundação Marabaixo, mostrando a união e comprometimento com as necessidades e diversidade de cada território”, ressaltou a diretora-presidente.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!