Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO ESPECIAL

Governo do Amapá capacita profissionais de educação da 'Ilha de Santana' sobre plano para estudantes com necessidades especiais

Ferramenta busca traçar um perfil dos alunos com deficiência para elaboração de estratégias pedagógicas específicas para cada realidade.

Por Joyce Batista
12/05/2025 15h00
Governo do Amapá capacitou mais de 60 profissionais da educação sobre Plano Educacional Individualizado

O Governo do Amapá segue trabalhando para ampliar as possibilidades de inclusão na rede estadual de ensino. Nesta segunda-feira, 12, durante uma oficina realizada na Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, mais de 60 profissionais da educação da Ilha de Santana foram capacitados sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com deficiência ou necessidades especiais, o documento visa garantir educação inclusiva e personalizada.

A oficina reuniu a comunidade escolar da região com o objetivo de orientar os professores de sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a trabalharem em conjunto para identificar e traçar estratégias que possibilitem o ensino-aprendizagem dos alunos atípicos, considerando a realidade de cada um. Além disso, a ação também reforça a necessidade de atitudes inclusivas por outros setores da escola.

Gerente de Educação Especial da Seed, Nell Pureza

“O PEI é uma ferramenta que foi oficialmente homologada pelo Conselho Nacional de Educação. Ele é o planejamento para levantar as necessidades específicas dos alunos, traçando um perfil de possibilidades pedagógicas. Então, estamos reunindo gestores, equipe pedagógica, coordenadores, professores, cuidadores e a equipe de apoio das escolas para conversar sobre a educação especial”, explica a gerente de Educação Especial da Seed, Nell Pureza.

A capacitação vem sendo realizada na rede estadual de ensino desde o mês de abril, sendo coordenada pelo Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A ideia é preparar as escolas para oferecerem um ambiente em que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas e mentais, possam desenvolver seu potencial ao máximo e progredir dentro de suas possibilidades.

Formadora pedagógica da Seed, Josiane Nunes

“Se eu conheço o meu aluno, eu consigo planejar para ele. O que eu não posso fazer é planejar sem conhecer, ou achar que o planejamento que deu certo para o ‘aluno A’ vai dar certo para o ‘aluno B’. Então, é preciso que a gente entenda de maneira clara que para a educação especial são necessários esses instrumentos como o PEI”, afirma a formadora pedagógica da Seed, Josiane Nunes.

Para a diretora da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, Ana Cláudia Maciel, a visita da equipe da educação especial é muito importante para que os profissionais estejam prontos para oferecer suporte aos estudantes com necessidades especiais. Atualmente, dos quase 500 alunos, 34 necessitam de algum tipo de atendimento especializado.

Diretora da Escola Osvaldina da Silva, Ana Cláudia Maciel

“Essa formação vem ajudar no nosso trabalho, no desenvolvimento e no acolhimento dos nossos alunos. É um momento muito especial, importante para todos nós, e eu só tenho que agradecer porque isso é muito importante para o acompanhamento dos nossos estudantes, além de poder tirar todas as nossas dúvidas a respeito das práticas inclusivas”, afirma a diretora Ana Cláudia.

A oficina também será realizada em todos os demais municípios do Amapá, para aumentar a oferta de ensino especializado e inclusivo na rede estadual de ensino.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação