Desenvolvedores amapaenses mostram jogos eletrônicos e inspiram jovens durante 'Inova Vale do Jari', do Governo do Estado
Iniciativa apresenta aos alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) de Laranjal do Jari processo de criação, divulgação e monetização dos jogos, valorizando a inovação e o potencial local do setor.

O Amapá conta com talentosos desenvolvedores de jogos eletrônicos, e para destacar e apresentar essa criatividade regional, o Governo do Estado, em parceria com a Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (Feapee), participou nesta quarta-feira, 14, do evento 'Inova Vale do Jari', no município de Laranjal do Jari. A iniciativa teve como objetivo apresentar aos alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) os jogos produzidos por desenvolvedores locais, valorizando a inovação e o potencial do setor no estado.
Coordenador pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), a oficina "Criação de Jogos", ministrada por Alecsander Medeiros, um dos desenvolvedores, apresentou ao público os jogos desenvolvidos por criadores amapaenses. A iniciativa teve como objetivo demonstrar o processo de criação, divulgação e monetização dos jogos, incentivando a criatividade e estimulando o empreendedorismo entre os participantes.


“Apresentar e divulgar os nossos jogos é fundamental, pois inspira outras pessoas a enxergarem novas possibilidades e caminhos. Além disso, observar as reações do público é essencial, já que nos oferece um retorno valioso sobre o que pode ser aprimorado. Isso fortalece a ideia de transformar o Amapá em um polo tecnológico na área de jogos eletrônicos”, destacou o desenvolvedor Alecsander.
O evento promove cinco dias de programação gratuita com palestras, oficinas, exposições e atividades culturais que buscam impulsionar a economia local e estimular o protagonismo regional por meio do conhecimento. A iniciativa também visa potencializar a economia regional, alinhando ideias inovadoras aos recursos naturais e demandas locais, como bioeconomia, turismo sustentável e tecnologia aplicada.
Francinato Silva, presidente da Feapee, afirma que o evento ‘Inova Vale do Jari’ é uma excelente oportunidade para os desenvolvedores apresentarem seus jogos. Ele destaca que o Amapá conta com criadores extremamente criativos e competentes, e que a região é rica em jovens talentosos com ideias promissoras para o universo dos games.

“Nossa missão é incentivar os jovens a ingressarem nesse universo, desenvolvendo seus próprios jogos e, assim, criando seus próprios empreendimentos. Os jogos eletrônicos, de certa forma, contribuem para a emancipação econômica desses jovens”, afirmou.
As amigas Ranelisa e Laís, de 17 anos, estudam no Ifap no curso de informática. Elas contam que é muito significativo e importante os amapaenses terem esse destaque de apresentar seus jogos, pois no estado, a tecnologia está crescendo.
“Ver que já existem pessoas produzindo jogos interativos é muito emocionante, especialmente para nós, que fazemos parte do curso de informática. É inspirador perceber que também somos capazes de criar nossos próprios jogos. Esse evento foi um grande incentivo para o nosso município”, contaram, animadas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!