Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governador Clécio Luís vistoria obra de construção do Hospital de Pequeno Porte, no município de Amapá

Trabalho está em ritmo acelerado e vai substituir estrutura precária por unidade moderna, com serviços de urgência, parto, exames e ambulatório.

Por Winicius Tavares
16/05/2025 15h10
Projeto foi ampliado para oferecer mais serviços e garantir atendimento digno à população das regiões mais afastadas

O governador Clécio Luís acompanhou nesta sexta-feira, 16, a obra do Hospital de Pequeno Porte no município de Amapá. Inicialmente, a construção seria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de porte 3, mas, para atender melhor às necessidades da população local, o projeto foi adaptado e ampliado. Os trabalhos estão na fase de concretagem e demolição da estrutura antiga.

“A previsão é de entregar até o final do ano. Esse hospital vai fazer toda a diferença no atendimento à população, especialmente nas regiões mais afastadas, porque contará com setores de urgência, emergência, clínica e ambulatório bem estruturados. Com essa unidade, vamos descentralizar os atendimentos, reduzir a superlotação na capital e garantir mais dignidade e acesso à saúde para quem mais precisa”, enfatizou Clécio Luís.

Estrutura metálica já instalada em parte do hospital, que deve ser entregue até o fim do ano

A obra, coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), é executada com recursos oriundos do Tesouro Estadual e integra o Plano de Governo da atual gestão, que trata a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável. As atividades seguem um planejamento e ocorrem de forma ininterrupta.

Trabalhadores atuam na fase de concretagem e estruturação do novo hospital

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, explicou que a nova estrutura hospitalar em Amapá contará com exames de imagem, sala de raio-x, tomografia, além de espaços para pré-parto, parto, pós-parto, nutrição e pequenos curativos.

"É uma nova estrutura, um hospital novo. A gente vai sair da estrutura de uma lona, que já tá há algum tempo, para uma estrutura moderna que vai realmente mudar completamente o atendimento de saúde aqui no município de Amapá", afirmou Nair.

Clécio Luís vistoria o canteiro de obras e conversa com a equipe técnica responsável pela construção

Ritmo acelerado

Nos blocos 1 e 2, onde as atividades estão mais avançadas, já foi erguida a estrutura metálica que vai receber os painéis termoacústicas com fechamento de paredes externas e “drywall”, sistema de construção a seco que utiliza placas de gesso acartonado, em paredes internas. A estrutura “radier”, laje de concreto que cobre toda a área da construção em contato direto com o solo, também está pronta. No bloco 3, as equipes atuam nos serviços iniciais de limpeza e escavação de bases.

A obra gera aproximadamente 30 empregos para profissionais de diferentes categorias como engenheiro, pedreiros, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, pintores, serralheiros, ajudantes, encanador, mestre de obras e vigilantes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!