Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POVOS INDÍGENAS

Governo do Estado integra 1° Encontro Nacional de Gestores Indígenas para fortalecer e desenvolver políticas públicas no Amapá

Evento realizado pelo Ministério dos Povos Indígenas, em Brasília, marca o avanço do diálogo federativo e a valorização do protagonismo indígena na formulação de políticas públicas para os povos originários.

Por Bianck Bastos
20/05/2025 09h50
Evento fortalece e desenvolve políticas públicas no Estado

Para fortalecer a gestão territorial e orçamentária dos povos originários, o Governo do Amapá integrou o 1° Encontro Nacional de Gestores Indígenas no Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas, marca o avanço do diálogo federativo e a formulação de políticas públicas do segmento.

Presente no encontro, que ocorreu nos dias 15 e 16, a gestora da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Sonia Jeanjaque, destacou sobre a importância da participação do Governo do Amapá na agenda que reuniu gestores estaduais, municipais e entidades indígenas da Amazônia e de todo o país.

“Esse encontro nos possibilitou o melhor entendimento de como devemos realizar alguns projetos, de que modo podemos alinhar e fortalecer diálogos voltados aos anseios dos povos originários, fazer com que nós sejamos protagonistas das construções de nossas políticas públicas. Nesse contexto, o Governo do Amapá mostra-se comprometido nas causas indígenas, por isso a importância de evidenciar o território amapaense nesses dispositivos porque é uma forma de elaborar melhores planos e serviços sociais que atendam às especificidades do nosso povo", explicou Sonia.

Ao lado de gestores, a secretária dos Povos Indígenas, Sonia Jeanjaque (vestida toda de preto)

O Consórcio da Amazônia Legal (CAL) tem o propósito de fortalecer a cooperação entre os governos estaduais para promover o desenvolvimento sustentável da região de forma integrada, além de mitigar as desigualdades regionais em defesa da população Amazônica. 

A reunião também foi uma oportunidade para avançar na construção de estratégias conjuntas rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), com foco na consolidação de propostas que reflitam as prioridades da Amazônia Legal e ampliem o protagonismo da região nas negociações climáticas globais.

Também estiveram presentes o Ministério da Fazenda, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Consórcio da Amazônia, Ministério do Planejamento e Orçamento e o
Ministério da Gestão e da Inovação, além da Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Relações Institucionais e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Amazônia Legal

A Amazônia Legal é uma região do Brasil composta por nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, com o objetivo de auxiliar políticas de desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!