Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JOVEM SENADOR

Governo do Amapá inicia correção das 71 redações da etapa municipal do Programa Jovem Senador 2025

Processo de correção envolve mais de 2.300 estudantes e definirá 18 redações para a etapa estadual, que ocorre na quinta-feira, 22.

Por Breno Pantoja
20/05/2025 18h03
As correções seguem até nesta quarta-feira, 21

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 20, o processo de correção das redações da etapa municipal do Programa Jovem Senador 2025. As correções acontece na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá, e segue até esta quarta-feira, 21.

Com o tema “Emergência Climática: Pense no Futuro e Aja no Presente”, a edição deste ano contou com a participação de mais de 2.300 estudantes, distribuídos em 71 escolas da rede estadual, localizadas nos 16 municípios amapaenses. Cada escola selecionou uma redação para representar sua unidade, totalizando 71 textos que agora são avaliados por uma equipe de professores. A coordenadora do Programa Jovem Senador no Amapá, Andresa Nunes, explica como se dá o processo de seleção.

A coordenadora do Programa Jovem Senador no Amapá, Andresa Nunes

“Este ano tivemos uma participação significativa. Ao todo, 71 escolas aderiram ao programa e selecionaram uma redação cada. Destas, serão escolhidas 18 para a etapa estadual, uma de cada município e três da capital, que foi dividida em regiões urbana, rural e Bailique. No dia 22 de maio, serão selecionadas as três melhores redações que seguirão para avaliação nacional no Senado Federal”, detalhou a coordenadora.

A ação é realizada em parceria com a equipe da Central do Enem, que auxilia na correção dos textos e contribui tecnicamente com o processo de avaliação. As três redações mais bem avaliadas na etapa estadual não terão classificação definida entre si, mas seguirão para a etapa nacional representando o Amapá e será escolhida uma para representar o estado.

As secretarias de educação de todo o país devem encaminhar os textos finalistas ao Senado Federal até o dia 30 de maio. O resultado nacional do programa será conhecido em junho, durante o evento oficial do Jovem Senador, marcado para o dia 27, em Macapá.

O Programa Jovem Senador

Com iniciativa Senado Federal, o Programa Jovem Senador tem o objetivo de incentivar a reflexão dos estudantes do ensino médio sobre política, democracia e cidadania. Além disso, proporciona uma vivência legislativa, permitindo que os vencedores conheçam a estrutura e o funcionamento do Congresso Nacional.

Na etapa nacional, 27 estudantes um de cada estado e do Distrito Federal e seus professores orientadores participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025.

A edição deste ano contou com a participação de mais de 2.300 estudantes, distribuídos em 71 escolas da rede estadual, localizadas nos 16 municípios do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação