Governo do Estado promove caravana com ações para empreendedores populares e artesãos de Oiapoque
Durante as atividades, serão realizadas oficinas, entrega de kits, cadastro de novos artesãos e estruturação para a Feira do Empreendedorismo, que acontece de 22 a 25 de maio.

Coordenada pelo Governo do Estado, a Caravana do Trabalho e do Empreendedorismo desembarca nesta quarta-feira, 21, no município de Oiapoque, na região Norte do Estado. O objetivo é capacitar empreendedores populares, entrega de kits de boas práticas e ainda cadastro e orientações aos artesãos de Vila Velha do Cassiporé. A ação faz parte das comemorações dos 80 anos de criação do município.
Os empreendedores populares que trabalham com a comercialização de comidas e bebidas serão atendidos com oficinas sobre noções básicas de empreendedorismo e boas práticas na manipulação de alimentos. As orientações serão repassadas por técnicos da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) a partir das 8h, no auditório do escritório do Sebrae Amapá, em Oiapoque.
Cada empreendedor vai receber um kit contendo avental, toucas, camisas, luvas e máscaras. Ao todo, serão 50 kits entregues pelo Governo do Estado para uso durante a Feira de Empreendedorismo, que acontece de 22 a 25 de maio, na praça Elcídio Crecêncio, em comemoração ao aniversário de Oiapoque.
Os artesãos também estarão presentes na feira, que receberá barracas do governo para abrigar os dois segmentos, além da organização, acompanhamento e aplicação de pesquisa de faturamento.
"É importante frisar, que todos os empreendedores serão cadastrados pela Sete, e a ideia é fazer com que participem da seleção, via edital, dos grandes eventos realizados pelo Governo do Estado, como é caso da Expofeira, Réveillon, Quadra Junina, entre outras programações. É mais uma ação de valorização e oportunidade de geração de emprego e renda ao este segmento", informou Marcelino Flexa, gestor da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

Ainda em Oiapoque, a Caravana do Trabalho e do Empreendedorismo seguirá no dia 25 de maio para a Vila Velha do Cassiporé, área rural do município. Na comunidade, a equipe da Sete vai realizar uma palestra sobre o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), apresentar a base conceitual do artesanato brasileiro e os procedimentos para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, inscrição dos artesãos no SICAB e ainda uma escuta para aplicação de cursos de aperfeiçoamento profissional voltado aos artesãos da comunidade.
A qualificação dos artesãos da Vila Velha do Cassiporé ocorrerá por meio de um Termo de Fomento, fruto de uma emenda de autoria do deputado estadual, Vitor Amoras (REDE). A capacitação será dada pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA).
Esta é a segunda edição da Caravana do Trabalho e Empreendedorismo. A primeira ação foi no município de Amapá, nas comemorações do Dia de Cabralzinho, ocorrido em 15 de maio.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!