Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RURAP

Caravana de Atendimento Rural transforma vidas de agricultores do assentamento Nova Colina em Porto Grande

Quarta edição da ação do Governo do Amapá, Federal e iniciativa privada, leva serviços, orientações sobre créditos e de novas parcerias as famílias do campo.

Por Cristiane Mareco
21/05/2025 11h00

Os agricultores do Assentamento Nova Colina, no município de Porto Grande, foram beneficiados com a quarta edição da Caravana de Atendimento Rural realizada em parceria pelo Governo do Estado, Federal e iniciativa privada. A ação, nesta terça-feira, 20, tem transformado a realidade dos agricultores familiares do Amapá.

A iniciativa, que já percorreu outros municípios, ganha força a cada edição com o aumento de parcerias. Nesta edição, a ação contou também com a participação da CEA Equatorial, que se soma aos esforços para levar mais cidadania e oportunidades.

Para o coordenador Regional Oeste do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Manoel Carlos, a Caravana é para muitos agricultores, a única chance de resolver pendências importantes devido à distância das comunidades.

"Nossa missão aqui é servir aos agricultores com políticas públicas e vamos atender todas as pessoas que comparecerem. O trabalho só finaliza quando o último participante for atendido", garantiu o coordenador.

Entre os beneficiados está Afonso Lima, de 56 anos, agricultor há mais de três décadas. Ele participou da primeira edição da Caravana de Atendimento Rural, quando conseguiu acesso a uma linha de crédito.

“Sempre sonhei em aumentar minha plantação e isso só foi possível com o financiamento, que já paguei, me possibilitando grandes lucros. A produção de milho e verduras triplicou e hoje vendo na feira e também para a merenda escolar”, contou emocionado o agricultor.

O evento oferece atendimentos técnicos, emissão de documentos, orientações sobre crédito e regularização fundiária, consolidando-se como uma importante ponte entre o poder público e os trabalhadores do campo e da floresta.

Cada Caravana é um passo para fortalecer a agricultura familiar no estado. Com a chegada da CEA Equatorial, incluímos ações de orientação sobre energia rural e pedidos de ligação elétrica para comunidades distantes. A iniciativa é fruto de um esforço coletivo deixando marcas profundas na vida de quem planta, colhe e alimenta o Amapá.

Agricultora Jesiane Silva, moradora do Nova Colina

A agricultora Jesiane Silva, moradora do assentamento Nova Colina, há mais de 10 anos, também foi beneficiada com acesso ao crédito rural.

“Consegui criar meus filhos com conforto por meio da agricultura e pagar faculdade particular, pois educação sempre foi prioridade. Agora que consegui a linha de crédito, posso colocar meus planos em prática. Já visualizo minha plantação de açaí e a comercialização na capital. Este é o começo de um futuro próspero”, afirmou.

Damião Henrique, agricultor de Nova Colina

Seu Damião Henrique, agricultor de Nova Colina, que há mais de duas décadas veio da Paraíba, aproveitou para realizar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que trará novos benefícios.

“Sou da Paraíba, mas moro em Vila Colina há 22 anos. Aqui realizei meus sonhos, como plantar uva, morango, ervilha e milho. Muitos diziam que não daria certo pelo clima, mas acreditei e hoje, com assistência técnica, tenho uma plantação produtiva e comercializo na capital, com boa renda”, contou com orgulho.

Durante a Caravana de Atendimento Rural, os agricultores recebem serviços fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar, como:

  • Emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF);
  • Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR);
  • Acesso a linhas de crédito;
  • Capacitações e consultorias;
  • Orientações sobre piscicultura;
  • Regularização fundiária;
  • Programas de incentivo ao desenvolvimento sustentável;
  • Cadastro para a tarifa social de energia elétrica.

 Serviços da CEA Equatorial

  • Negociação de debitos;
  • Parcelamento de contas;
  • Retirada de juros, multas e correções monetárias;
  • Solicitação de nova ligação elétrica;
  • Reclamações por falta de energia.

Caravana de Atendimento Rural

Ao lado do Governo Federal, o Governo do Estado vem realizando Caravanas pelo Amapá inteiro com o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Amapá Terras, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Agência de Fomento do Amapá (Afap), e pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Pesca e Aquicultura (Sepaq) e do Desenvolvimento Rural (SDR), e agora, a concessionária de energia do estado, CEA Equatorial.

O Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária (Incra) são os órgãos que representam o Governo Federal nas caravanas, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco da Amazônia (Basa) e a Caixa Econômica Federal (CEF). 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!