Em ação rápida e com uso da autoescada, Corpo de Bombeiros evita incêndio de grandes proporções em prédio no centro de Macapá
Adquirido em 2023, veículo fabricado na Alemanha foi a primeira licitação internacional realizada pelo Governo do Amapá. Durante a ocorrência, não houve vítimas.

No início da noite desta terça-feira, 20, com um trabalho ágil e efetivado, o Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP) utilizou a autoescada mecânica para conter um incêndio no 17º andar de um prédio localizado no bairro Central de Macapá. Além do equipamento, drones foram usados com o intuito de visualizar e mapear o apartamento que estava em chamas para subsidiar o trabalho do CBM-AP.
A ação contou com investidas importantes da corporação. A primeira foi de evacuar totalmente o prédio, mantendo os moradores seguros, controlar o incêndio cessando as chamas no interior do imóvel e, em seguida, subir o bloco de apartamentos averiguando um por um, para verificar estruturas e confirmar que não havia mais pessoas e animais de estimação no prédio.

"Os profissionais do Corpo de Bombeiros prestaram um excelente trabalho. Meus parabéns e meus sinceros agradecimentos a esses homens e mulheres que efetuaram com êxito essa ocorrência de incêndio. O uso da escada Magirus foi fundamental, uma ação rápida que evitou uma tragédia maior. Não tem ninguém ferido, todos os moradores estão bem, graças a Deus", relatou o morador Raimundo José Paiva.

O trabalho foi rápido e preciso, apesar das peculiaridades da ocorrência, como destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pelsondré Martins, que também estava atuando na ocorrência.

"Um incêndio muito difícil. A autoescada mecânica Magirus, foi fundamental para fazer esse combate. Em outra linha de frente do trabalho subimos pelo prédio até chegar no 17º pavimento, onde ocorreu o incêndio, cerca 50 metros na vertical, com um equipamento que pesa cerca de 30 quilos, equipamento este, inclusive, fundamental para nos ajudar a respirar diante da fumaça, para fazer o combate direto do fogo. Quando chegamos no local, o prédio estava tomado por fumaça. A partir do sexto pavimento, não conseguíamos visualizar mais nada, mas estamos trabalhando", contou Pelsondré.
A aquisição do veículo, fabricado na Alemanha, foi a primeira licitação internacional realizada pelo Governo do Amapá, em 2023, mediante emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Executivo Estadual. O projeto foi elaborado e executado pelas Coordenadorias de Projetos do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O comandante relata que assim que o incêndio foi visualizado, uma equipe da Polícia Militar que patrulhava o perímetro conseguiu entrar no prédio e resgatar um casal de idosos. Os dois moradores foram encaminhados para o Hospital de Emergência devido à inalação da fumaça. Pelsondré destaca que está foi a terceira vez que o equipamento foi utilizado no estado.
"Estamos há dois anos com esse equipamento no Corpo de Bombeiros e este é o terceiro grande incêndio em que utilizamos a autoescada. A primeira ocorrência aconteceu em um estabelecimento comercial no município de Santana. O segundo episódio de incêndio aconteceu no 4º pavimento de um prédio comercial no Centro de Macapá. Na ocorrência de hoje, foi a primeira vez que utilizamos o equipamento em uma altura significativa", finalizou o comandante.

Profissionais capacitados
A autoescada mecânica Magirus foi garantida com investimento de R$ 8 milhões. Durante a aquisição, cinco militares do CBM estiveram na Alemanha para receber as instruções necessárias para realizar a manutenção da autoescada. Outros 21 bombeiros receberam treinamento para operar a viatura durante as ocorrências.

Equipamento moderno
A autoescada mecânica de última geração, tem 55 metros de alcance, o equivalente a um prédio de 20 andares, sendo que a altura máxima é alcançada em menos de 40 segundos. A viatura possui cesto de resgate com capacidade de até 300 kg (ou três pessoas), além de guincho elétrico com capacidade para no mínimo 5.400 kg e 35 metros de cabo.
O equipamento também possui elevador de resgate, além de câmera térmica para auxiliar no combate e resgate de pessoas em locais com baixa ou nenhuma visibilidade, auxiliando a localizar as chamas e orientando a equipe de resgate a chegar nas vítimas. A autoescada mecânica também conta com canhão monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!