Com mais de 400 vagas disponíveis, Governo do Amapá adere à campanha nacional para incentivar matrículas na Educação de Jovens e Adultos
Medida faz parte das estratégias do Pacto Nacional de Alfabetização e Qualificação para EJA. Ao todo, 74 instituições de 15 municípios estão ofertando inscrições.

O Governo do Amapá aderiu à campanha “EJA Matrícula 2025”, iniciada pelo Ministério da Educação (MEC) para incentivar o ingresso de pessoas a partir de 15 anos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na rede estadual de ensino, mais de 400 vagas estão disponíveis em 74 instituições de 15 municípios (exceto Cutias).
CONFIRA ESCOLAS COM VAGAS DISPONÍVEIS
Para se matricular, basta se dirigir até a secretaria da escola desejada ou a mais próxima de sua residência, informar do interesse na vaga e apresentar documentos pessoais como RG, CPF, foto 3x4, comprovante de residência, e ressalva ou histórico escolar, caso tenha cursado alguma etapa.
A campanha faz parte do Pacto Nacional de Alfabetização e Qualificação para EJA, que busca superar o analfabetismo, ampliar a aprendizagem ao longo da vida, elevar a escolaridade de pessoas a partir dos 15 anos de idade, além de ampliar as matrículas e qualificar o atendimento na Educação de Jovens e Adultos.
A campanha também visa garantir o acesso aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Isso porque as matrículas são utilizadas no cálculo da complementação de verba estadual e federal das escolas e cálculo do valor distribuição de verba por estudante.
“Estamos na tentativa de superar essa questão do analfabetismo, que é muito grande no nosso estado e no Brasil como um todo. Então, a adesão a esse pacto veio para fortalecer a educação de jovens adultos, e nós precisamos nos engajar para que essas pessoas possam ter seus sonhos realizados, o objetivo de concluir o ensino médio e depois continuar seus estudos na universidade”, afirma a gerente do Núcleo da EJA da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ingrid Alves.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!