'Oportunidade chegou para investir em piscicultura’, celebra agricultora durante ação do Governo do Amapá na Caravana Rural
Lindomar dos Santos, Moradora da comunidade Campo Verde, trabalha com cultivo de frutas e hortaliças, agora vai investir na criação de peixes.

Os agricultores familiares têm comemorado as ações do Governo do Amapá durante a Caravana de Atendimento Rural, que segue até esta sexta-feira, 23, em Porto Grande. A iniciativa que vem percorrendo os municípios incentiva a produção sustentável e garante o registro das propriedades rurais com os serviços ofertados pelos órgãos do Estado e do Governo Federal.
A proposta é garantir a efetividade das políticas públicas ambientais rurais destinadas ao pequeno agricultor e produtores com benefícios e fortalecimento da base da cadeia produtiva. A agricultora Lindomar da Silva, moradora da comunidade Campo Verde, afirma que a partir da regularização vai poder investir na criação de peixes.

"Esse trabalho do Governo do Estado é um alívio para muitas pessoas, que como eu não sabiam por onde começar, e buscar atendimento. Aqui fui bem recebida, orientada e dei entrada na regularização fundiária, consegui emitir meu CAR, agora a oportunidade que eu esperava chegou, vou poder investir em piscicultura e aumentar a renda da família", celebrou emocionada a agricultora Lindomar.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um documento emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que tem objetivo de reunir informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo um banco de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento.

O aposentado, Hildemar Fernandes, produtor rural do município de Porto Grande, conta que sua plantação era apenas para o consumo e seu sustento, mas agora com o CAR em mãos ele pretende produzir para o mercado consumidor.

"Essa ação é uma iniciativa muito boa do Governo do Amapá, isso aqui é muito bom, porque que vem e entrega resultado. Além de todos esses benefícios traz novas oportunidades. Minha plantação é só para consumo, mas agora com meu CAR em mãos é hora de aproveitar a oportunidade para desenvolver em várias áreas, seja no manejo ou na criação animal", disse o produtor, Hildemar Fernandes.
O secretário em exercício de Estado do Meio Ambiente, Cássio Lemos, destaca a potencialidade do Amapá, característica que o tornou expoente da bioeconomia no país.
"O Amapá é uma fonte de produtos de alta qualidade produzidos por comunidades tradicionais, como açaí, macaxeira e cacau. Produtos que antes ficavam basicamente no consumo interno, mas que se tornaram expoentes alimentar no mercado consumidor. Fortalecer a produção do pequeno agricultor impulsiona o crescimento econômico aliado às práticas sustentáveis da nossa bioeconomia", destacou Cássio.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!